Existe um incrível retrato Tudor, exposto aqui no Brasil

Eu sempre fui uma pessoa apaixonada por museus. Desde muito jovem lembro-me de pedir aos meus pais para que me levassem em todas as novas exposições que inauguravam aqui em São Paulo. Deste modo, locais como MASP, MAM, Pinacoteca e etc, sempre foram muito visitados por mim. Porém, é com imensa surpresa [e vergonha] que admito que, nunca havia prestado à devida atenção a um retrato de Hans Holbein, pertencente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, algo que descobri ontem, acessando o acervo virtual do local.

A pintura de Holbein em questão, trata-se do retrato de Henry Howard, conde de Surrey. Henry nasceu na Inglaterra, no ano de 1517, e era filho de Thomas Howard, o terceiro Duque de Norfolk. Uma vez que seu pai era irmão de Elizabeth Howard e de Edmund Howard, isso fez dele, primo em primeiro grau de Ana Bolena e Catarina Howard, segunda e quinta consorte de Henrique VIII da Inglaterra. Henry é considerado como tendo sido um dos fundadores da poesia renascentista inglesa, e assim como suas primas, morreu executado na Torre de Londres, acusado de traição. Ele foi acusado após ter comentado sobre os direitos de seu pai de atuar como regente após a morte de Henrique VIII, atraindo atenção ao fato de que era um descendente direto de Eduardo o Confessor, após mostrar suas insígnias reais em seus brasões heráldicos. Ele seria a última pessoa a ser executada durante o reinado de Henrique VIII.

Segundo um dos funcionários do local, a pintura de nome ‘O Poeta Henry Howard, Conde de Surrey’ (The Poet Henry Howard, Earl of Surrey), foi comprada de um acervo inglês no ano de 1958, e é pouco chamativa para a maioria dos visitantes. Trata-se de um retrato simples de moldura dourada, datado de meados de 1542, com 53 x 42 cm de diâmetro. Nela podemos ver as principais características do trabalho de Holbein, que era a clareza de suas representações, exibindo uma bela forma, sustentada por uma objetividade incomum, minuciosa observação da realidade e das características individuais, seguidas de um equilíbrio e uma correta estrutura geométrica de suas composições.

O pintor alemão, Hans Holbein, estabeleceu-se na Inglaterra em meados de 1532, quando tornou-se retratista da corte henricana. Antes disso, ele já havia realizado uma série de gravuras que iriam compor ‘O Elogio da Loucura’, uma das mais notórias obras do filósofo holandês, Erasmo de Roterdam.

1200px-Hans_Holbein_the_Younger,_self-portrait.jpg
Hans Holbein, o jovem.

Foi muito interessante poder visitar e observar com mais atenção o retrato de Henry Howard pintado por Hans Holbein, além de dividir com vocês esta experiência, uma vez que nem todos os leitores do Tudor Brasil, puderam deixar o país e ver pessoalmente alguma pintura deste famoso pintor do período Tudor. Aos interessados, outra pintura indiretamente ligada ao período Tudor, está exposta no local, ela é ‘O Banho de Diana’ (c. 1572), do pintor francês François Clouet. Ele foi retratista na corte francesa, e responsável por pintar alguns retratos de Mary Stuart, rainha dos escoceses, durante sua juventude.

Imagens:

 

Deixarei aqui mais alguns dados da pintura:

Inscrição:
Henry Howard – ERLE OF SVRRY – AXNQ ATATIS SVA 25.

Hans Holbein, o Jovem 
O Poeta Henry Howard, Conde de Surrey
Acervo:
MaspNúmero:

182 P

Tipo de obra:
Pintura

Categoria:
Arte da Europa Central

Autor:
Hans Holbein, o Jovem

Dados Biográficos:
Augsburg, Alemanha, 1497/98 – Londres, Inglaterra, 1543

Título:
O Poeta Henry Howard, Conde de Surrey

Data da obra:
c.1542

Técnica:
Óleo e têmpera sobre madeira (carvalho)

Dimensões:
53 x 42 cm

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Neyde Leloupes de Deus disse:

    Cada vez fico mais feliz c/ a chegada desses e-mail e aprendendo, cada vez mais sobre a corte de Henrique, mto obrigada pela remessa de tantas informações, muito obrigada, Neyde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s