Histórico de Abandono: Por falta de verba, castelo de contos de fadas entra em estado de deterioração

No mundo inteiro existem edifícios históricos abandonados, em risco de cair em ruínas ao longo do tempo, ou serem destruídos por projetos de expansões modernas.

Um destes edifícios é o belíssimo Château de la Mothe-Chandeniers, em Les Trois-Moutiers, na região de Poitou-Charentes, França. Este belo castelo, cercado por um antigo fosso, a cada dia mais, vem experimentando um lamentável estado de negligência e deterioração.

Embora o castelo não seja o maior do país, ele parece ser um local sereno e acolhedor, embora tenha experimentando relativo estado de negligência durante os séculos. E o tempo é cruel, e nada perdoa!

chateaudrone.jpg

Localizado no meio de uma reserva de madeira, a fortaleza, que remonta ao século XIII,  foi o antigo reduto da ilustre família Baucay – lordes de Loudun -, que era encarregada de enviar relatórios oficiais diretamente ao rei.

O castelo foi duas vezes tomado por ingleses durante a Idade Média, e então, repatriado a fim de tornar-se um local apropriado para grandes eventos de comemorações no reino.

Ele cairia novamente em abandono durante a Revolução Francesa, até que, no século XIX, seria restaurado por um rico empresário, que, eventualmente, acrescentaria um vinhedo no local.

A fortaleza foi então legada a um barão e escudeiro de Napoleão III, que a reconstruiu em 1870, seguindo um estilo arquitetônico mais romântico, semelhante ao dos castelos no Vale do Loire.

Em 1932, o sistema de aquecimento central, que o então proprietário, o Barão Lejeune Edgar havia instalado anteriormente, estourou no inverno, ocasionando um terrível incêndio. A capela, as dependências e o pombal foram poupados pelas violentas chamas do fogo, mas o dano geral, provou ser devastador.

Uma biblioteca que guardava livros raros, Gobelins, tapeçarias, móveis antigos e pinturas valiosas, foi simplesmente consumida pelas chamas. Se uma pessoa visitar o castelo hoje, o encontrará em estado semelhante ao da época do incêndio, uma vez que boa parte do complexo foi deixada razoavelmente intocada após tal evento.

Durante muito tempo, esse antigo castelo, palco de tantos eventos, entrou em estado de deterioração. Em 1981, um professor de matemática chamado Marc Demeyer comprou-o, na esperança de reformá-lo e vê-lo restaurado a seu resplendor.

8034009056_be3462a3f5_b.jpg

No entanto, em 2013, ele relatou que ele havia passado dois anos trabalhando no local,
depositando muito dinheiro e esforço, apenas para ser ”sabotado” depois (ele nunca revelou o que – ou quem – o sabotou durante seus esforços de reparação) e o castelo, novamente foi esquecido.

E foi assim, que este belíssimo castelo de contos de fadas, originalmente chamado de ‘Motte Bauçay’ (ou Baussay), vem encontrando seu fim nas verdes e belas terras de Poitou.

Fontes:
The Vintage News
Messy Nessy Chic

Créditos da imagens:
Jean-luc
Messy Nessy Chic
www.pixAile.com

Mais imagens:


Château-de-la-Mothe-Chandeniers9

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Shirlei Tavares disse:

    Tao belo e lindo e nessas condições! Muito triste

  2. sandra regina costa asp disse:

    Amo História !!Gosto de ver estes castelos maravilhosos ,que contam muito da história de um tempo ,de riqueza para uns,de miséria para muitos !!É pena ver que alguns castelos não puderam ser conservados ,como eram naqueles tempos !!Este castelo que acabo de ver deve ter sido mesmo de um conto de fadas !!Lindo !!Pena estar tão deteriorado !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s