Carta de Mary Stuart enviada à Maria Tudor, em 1554

 

Apresentamos neste artigo, uma carta da jovem rainha Mary Stuart à sua prima inglesa, Maria Tudor. Neste período, Maria I da Inglaterra acreditava que estava grávida de um herdeiro católico ao trono inglês. Na Escócia, Maria de Guise, mãe da jovem Maria I da Escócia, estava servindo a filha como sua regente, enquanto esta crescia na corte francesa.

A carta trata de um pedido de Maria Stuart à sua prima, Maria Tudor, para que recebesse em sua corte um tenente do rei Henrique II da França que seguiria para a Inglaterra e falaria com Maria em nome da jovem rainha escocesa.

Este é o texto da carta:

Rótulo/Remetente: Para a senhora, minha boa irmã, a rainha da Inglaterra.

Endossada/Emissor: A jovem rainha escocesa a majestade da rainha.

“Senhora, minha boa irmã,

Visto que  Sieur d’Oysel (Senhor Henri Cleutin), tenente do rei na Escócia (referindo-se a Henri II), está retornando, eu tê-lo solicitado, ao passar por seu reino, para visitá-lo por mim, e agradecê-la, como eu faria carinhosamente, pela amizade gentil e pela segurança que você me dá, em sua última carta, e dizer-lhe que, de minha parte eu estou determinada a correspondê-la com tanta sinceridade que, se Deus quiser, haverá uma lembrança perpétua  de que haviam duas rainhas nesta ilha, ao mesmo tempo, tão unidas na amizade inviolável como elas estão no sangue e de linhagem. Sobre o que, e sobre tudo o que ele lhe dará a entender de mim, peço-vos, minha boa irmã, a acreditar nele, tal como faria a própria pessoa de

Sua boa irmã e prima,

Marie.”

Fonte:

Letters of royal and illustrious ladies of Great Britain, from the commencement of the twelfth century to the close of the reign of Queen Mary; by Green, Mary Anne Everett; Published 1846. page 281-282.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Henrique Matoso disse:

    Grato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s