Faça um Tour Virtual Através de um dos Maiores Palácios da História da Espanha

Um tour virtual através do Palacio Arzobispal de Alcalá de Henares, foi desenvolvido pela ARPA (Asociación para la recuperación del Palacio Arzobispal de Alcalá de Henares), com a ajuda da ”Fundación Telefónica” da Espanha.

A recriação virtual deste, que foi um dos maiores palácios da Espanha, tem como objetivo resgatar a imagem e memória do mesmo, tornando-o conhecido pelas gerações atuais, para que com isso, seja ressaltada sua importância histórica e artística, abrindo espaço para uma possível recuperação e restauração do local no futuro.

Abaixo explicaremos a importância histórica do Palácio, que foi o local onde Catarina de Aragão (primeira esposa de Henrique VIII) nasceu, e onde Isabel de Aragão recebeu pela primeira vez o navegador e explorador Cristóvão Colombo. No entanto, antes deixaremos o vídeo para que o leitor tenha um vislumbre de como seria andar pelos mesmos corredores onde a Rainha de Castela uma vez caminhou. O tour tem como data uma ensolarada manhã de 1936 (antes do fatídico incêndio que ocorreria poucos anos depois). Após uma introdução mostrando o projeto do local, o tour começa a partir dos 2:48 min:

História:
maxresdefaultA origem do Palacio Arzobispal de Alcalá de Henares remonta ao século XIII, com o arcebispo Jiménez de Rada. Os sucessivos prelados toledanos o reformaram e engrandeceram, até o transformarem em um dos mais grandiosos palácios renascentistas da Espanha. Após anos de ruína e destruição, o palácio passou para o estado, no ano de 1859, que o restaurou como sede do arquivo geral do reino.

Palacio-Arzobispal-Alcala-de-HenaresDurante a Guerra Civil espanhola, o palácio não recebeu danos graves, apesar de ter sido sede e oficina do exército republicano – uso este, que o faria sair vencedor no conflito. Em 11 de agosto de 1939, o local sofreu um grande incêndio que destruiu o edifício e os documentos nele contidos; as causas do fogo ainda não estão esclarecidas. Em seguida, houve apenas saques e negligência para com o que um dia, foi um suntuoso palácio renascentista.

O palácio foi palco de importantes acontecimentos na história da Espanha. Nele viveram quase todos os reis de Castela. Foi o local onde D. Juan I faleceu e onde nasceu Catarina de Aragão e Fernando de Habsburgo, Imperador do Sacro Império Romano-germânico (filho de Joana de Castela).

Catarina de Aragão:

catarina de aragão
Catarina de Aragão

Catarina de Aragão, foi primeira esposa de Henrique VIII e mãe da monarca Maria I da Inglaterra (considerada a percursora da monarquia feminina inglesa). Ela foi sem dúvidas, uma das mais queridas consortes reais estrangeiras entre os ingleses. Filha dos reis católicos Isabel de Castela e Fernando II de Aragão, ela nasceu em Alcalá de Henares, um município espanhol próximo à Madrid.

Ela foi a última filha de Isabel e Fernando à nascer. A rainha passou a maior parte de sua gravidez, longe de seus filhos e Corte, em um campo de batalha, em guerra contra os mouros. Em avançado estágio de gestação, finalmente Isabel abriria mão do ambiente conflituoso em setembro, para o nascimento de sua filha, em 16 de Dezembro de 1485.

Nesta época, ela hospedou-se no Palácio Arzobispal Alcalá de Henares, que era de posse de Cardeal Mendoza, que naquele momento era o Arcebispo de Toledo. O Palácio localizava-se à mais de 20 milhas de Madrid, sendo a sede local do Cardeal.

Isabeldecastilla
Isabel de Castela

O complexo palaciano era decorado em rico estilo mudéjar, com elegantes filigramas brancos, azulejos e metais ornamentais em torno de seu opulento pátio. No período em que Isabel andou por seus corredores, ele deve ter sido um incrível espetáculo de riqueza e poder.

Foi neste palácio que Aragão e Castela conquistaram o reino de Granada; em suas salas iniciou-se o processo contra os templários e celebrou-se concílios e cortes, como as que, em 1348, promulgaram a Ordem de Alcalá, compilação original das leis de Castela. Foi no local também, em que ocorreu o primeiro encontro da Rainha Isabel, com Cristóvão Colombo. A Espanha financiaria a primeira viagem do explorador em 1492, tornando este encontro, um fator importante para tal.

Fontes:
O Nascimento de Catarina de Aragão: AQUI.

Spain: AQUI.
Dream! Alcalá YouTube: AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s