Tabuletas Celtas de Bath: Sulis Minerva – Parte III

 

As tabuletas de Bath são em torno de 130 tabuletas encontradas entre os anos de 79 e 80 d.C na cidade de Bath, Inglaterra. Dentre várias tabuletas descobertas, algumas são de invocação e pedidos de intervenção a deusa Sulis Minerva, deusa da Saúde e possuidora de dois arquétipos, da deusa celta Sulis da Grã Bretanha e da deusa romana Minerva.

A maioria das tabuletas de conteúdo mágico era direcionada a vingança de pessoas que foram roubadas, e, dessa forma invocavam a deusa para que ocorresse justiça ou até mesmo a destruição da vida do ladrão.

TABULETA POSTAR
Tabuletas

As tabuletas identificadas como “amaldiçoadas” datam de 2 a 4 D.C e foram encontradas em escavações na casa de banhos e no antigo templo dedicado a Deusa Sulis Minerva. A maioria está inscrita em latim vulgar e latim “bretão”, porém existem duas com a possibilidade de serem em linguagem celta.

Uma das inscrições:
“Solinus à deusa Sulis Minerva. Dou a sua divindade e majestade [minha] túnica de banho e um manto. Não permita o sono ou a saúde a quem me fez mal, seja homem ou mulher, ou se escravo ou livre a menos que ele se revele e traga esses bens ao seu templo.”

Referências

The social and cultural implications of curse tablets [defixiones] in Britain and on the Continent. Disponível em < https://www.ut.ee/klassik/sht/2006/adams2.pdf >

Artigo escrito por Jéssica Melo Prestes.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s