Palácio dos Prazeres de Henrique VIII é descoberto em Parque infantil

Arqueólogos descobriram o local de um salão de banquetes pertencente ao monarca Tudor, Henrique VIII. O sítio fora originalmente descoberto por trabalhadores ao cabearem uma área de recreação infantil em um terreno próximo à Surrey.

Achados revelam que a decoração do esplêndido edifício fora luxuriante. Folhas de chumbo douradas foram um dor adornos encontrados no local.

”Este é o primeiro imóvel condizente com a Hampton Court de Henrique VIII” – diz Dan Jackson, curador do edifícios históricos (Historic Buildings).

A sala de banquete, fora localizada em uma das cinco Torres Tiltyard do monarca, que beiravam um grande sítio de seis acres criado especialmente para torneios e outras demonstrações de pompa e opulência. As torres foram construídas na década de 1530, sob altos custos, a fim de entreter monarcas e embaixadores que visitassem o local. Documentos revelam que elas foram construídas entre 1534-1536 e estavam entre as primeiras deste gênero construídas na Inglaterra.

Acreditam que os edifícios originais tenham possuído de dois à três andares, com galerias de observações para que seus estimados convidados pudessem assistir às justas e cenas de simulações de batalhas.

“Estes eventos esportivos eram o acontecimento Real do período… locais para notarem e serem notados” – Diz Jackson em uma entrevista ao Sunday Times.

Ao longo dos anos, os torneios reais caíram em desuso e jardins foram construídos sobre as fundações com suas localizações precisas perdidas por três séculos – até agora.

Os Perigos da Justa:
A década de 1530 fora um período muito tumultuado na história inglesa, bem como na vida pessoal de Henrique VIII. Em 25 de janeiro 1533, o rei casou-se com Ana Bolena, sua segunda Rainha consorte, além de tornar-se chefe supremo da Igreja da Inglaterra.

Henrique era um exímio participante de Justas, sempre interessado em duelos, porém quase morreu durante um acidente que ocorrera durante um torneio no Palácio de Greenwich, no dia 24 de janeiro de 1536. Com armadura completa, o monarca fora atirado de seu cavalo que em seguida, caíra em cima dele. Henrique ficou inconsciente por duas preocupantes horas.

Embora tenha recuperado-se, o Rei sofrera graves sequelas, que deixariam claro que sua carreira na Justa, havia para sempre acabado. Henrique passou a sofrer graves dores enxaquecas, mudanças de humor e dores nas pernas – que foram reforçadas pelo constante uso da jarreteira apertadas atadas em suas panturrilhas – pelo resto de sua vida. Alguns pesquisadores afirmam que a queda causou lesões cerebrais no monarca, que não foram detectadas no período. Isto fez com que Henrique tivesse sua personalidade afetada, assim com crises de depressão, após não conseguir desfrutar de um dos grandes passatempos de sua vida, o esporte.

”… Todo o bom esporte
Para meu conforto,
quem me impedirá?”

Trecho da música Pastime with Good Company, de autoria do monarca, onde este, declara seu amor ao bom esporte.

FONTES:
IbTimes: AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s