Livro de Músicas de Ana Bolena é encontrado e vira CD

Poder escutar ou descobrir partituras musicais que há séculos não haviam sido escutadas por ninguém, sem dúvidas é algo incrível. No entanto, acredito que para muitos, será imensamente notável mencionar, que as partituras tocadas em questão, fazem parte de um livro de músicas que acreditam ter pertencido à Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII e mãe de Elizabeth I.

Atualmente, é seguro afirmar que Ana Bolena é a mais famosa das seis esposas de Henrique VIII. Após um ano na Corte de Margarida da Áustria, que foi uma grande padroeira dos compositores, Ana passou muitos anos na Corte francesa. O livro pode muito bem, ser um registro da música que ela ouviu durante sua estada na França e mais tarde, na Inglaterra.

A pista mais óbvia que aponta para a posse do livro, é uma pequena inscrição, que diz: “Mistres ABolleyne Nowe Thus”. Nowe Thus [Assim Agora], foi o lema de Thomas Bolena, pai de Ana, assim como da família Bolena, e a palavra “mistress”, é um sinal de que o livro fora montado e colocado em posse de Ana, antes desta tornar-se Rainha, em 1533. Isto sugere, que o livro de músicas é o equivalente musical a um livro comum, que Ana deu inicio após ser enviada à Europa, em sua juventude.

O conteúdo do livro, sem dúvidas é o esperado de uma jovem dama bem educada do renascimento (com um excelente gosto musical, uma vez que alguns dos trabalhos, estão entre as obras-primas da música renascentista). Quando era rainha, Ana empregou um jovem plebeu chamado Mark Smeaton, como seu alaúdista pessoal e tutor. Isto não terminaria bem. Smeaton foi mais tarde condenado por adultério com a Rainha, embora as provas contra ele, tenham sido quase certamente forjadas pelos agentes de Thomas Cromwell.

É provável que Mark Smeaton, possa mais tarde, ter tido participação em algumas das canções de seu livro.

O livro que estamos falando, trata-se de um volume encadernado em couro, que encontra-se nas prateleiras do Royal College of Music e é intitulado como ”The Anne Boleyn Songbook” (Royal College of Music, MS 1070).

Trata-se de uma coleção de 42 composições, que é atualmente, uma das mais importantes fontes da música renascentista francesa. Notavelmente, o exemplar permanecera intocado e esquecido nestas prateleiras, por quase 500 anos.

As canções registradas em partituras neste livro, foram pela última vez escutadas, há cinco séculos atrás, até ser por um acaso, descoberto atualmente.

O livro provavelmente manteve-se na posse de Ana Bolena, até sua execução, em 1536 – quando ela foi acusada de adultério, com nada menos que cinco homens (sendo um deles, seu irmão, George). Outro dos acusados foi o outrora citado, Mark Smeaton.

Outro irresistível ponto sobre o livro, é que ele pode nos dizer um pouco mais sobre a própria Ana. O tema predominante nesta coleção de músicas, é o amor, porém é difícil saber se isto mostra a natureza amorosa de Ana, ou simplesmente as preocupações de uma mulher que queria encontrar um bom par marital. Há canções que louvam o amor da Virgem por seu filho e hinos seculares sobre alegria e amor profano. Algumas destas, podem sugerir o longo namoro de Ana com Henrique VIII. Um moteto de um grande compositor flamengo ”Compère muses on the Immaculate Conception”, tem uma estrofe ”você dará à luz um filho” – um sentimento significativo, dada a obsessão de Henrique VIII em encontrar uma esposa que pudesse lhe dar um herdeiro varão. A música secular, fala sobre a frustração do amor e também cita “Tudo vem para quem espera”, algo que Ana deve ter muitas vezes querido repetir ao rei sexualmente frustrado, ou a ela mesma.

Dr David Skinner, diretor do Coral Alamire, disse: –
 “Isto nos dá um vislumbre de quem era Ana Bolena antes de Henrique VIII, antes do tirano”.

Dr Suzannah Lipscomb, historiadora Tudor, disse: –
“A coisa mais interessante sobre Ana, é o que esta música representa. Ela era uma mulher de grande talento, de grande profundidade de intelecto, interesses reais, que perseguia tudo o que estivesse na moda”.

Com o intuito de levar estas e outras músicas relacionadas à Ana Bolena aos ouvidos de seus muitos admiradores, David Skinner, diretor do Coral Alamire, escolheu por volta das 20 melhores peças e as gravou para um CD, que já encontra-se em pré-venda no Amazon UK. O trabalho de Alamire, será agora executado no teatro Sam Wanamaker, em Londres; tendo o álbum sido lançado há pouco menos de um mês.

617YvyPUw4L81Txj2UazTL._SL1189_
Neste cd, Alamire explora as canções e motetos dos maiores compositores do início do século XVI, incluindo os Mestres de Cerimônias, Mouton, Brumel e Josquin. As performances por Alamire, são intercaladas com canções francesas e instrumentais de alaúde e harpa do livro de Ana.

A intenção da gravação, é levar os ouvintes, próximos a uma linha vocal e instrumental que Ana conheceu em vida. David Skinner é conhecido por seu rigor histórico-musical e performances eruditas, como modo de decifrar os mistérios das linhas de partituras antigas, criando uma música complexa, porém direta. 

A única liberdade que ele permitiu-se, foi incluir uma canção baseada no poema ”Oh Death Rock me Asleep”. Ela não consta no livro e na realidade, não aparece em qualquer fonte, até décadas após a morte de Ana. Muitos estudiosos apontam que foi provavelmente escrita por seu irmão, George Bolena. Entretanto, é necessário notar, que tal canção trás um belo e triste encerramento para a gravação, mostrando o auge e queda de uma das mais conhecidas rainhas consortes da Inglaterra.

Somos gratos ao Alamire, por esta visão panorâmica de uma rica cultura musical, bem como um vislumbre da mente de uma rainha.

 

FONTES:
ALAMIRE: AQUI.
ITV: AQUI.

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Helena Gouveia disse:

    Meu deus que sensacional! 🙂 Eu adorei! Fiquei mega feliz quando vi essa noticia, muito bom poder ouvir algo que nao foi tocado ha seculos e ouvido pela Ana Bolena! Obrigada pela noticia ^-^

  2. Helena Gouveia disse:

    Vcs poderiam falar sobre os livros lidos pelos reis e rainhas 🙂 ia ser lgl pq sou uma bookaholic

  3. Helena Gouveia disse:

    Vcs podiam fazer um post sobre livros lidos pelos reis e rainhas da epoca! Eu adoraria saber 🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s