A Estola de Arminho com o Sangue de Ana Bolena

O quão maravilhoso seria, se um artefato pertencente à Ana Bolena, fosse de repente descoberto? Certamente seria um sonho realizado para qualquer interessado em Ana e no Período Tudor. Tais achados, no entanto, são raros em nosso tempo, mas foram muitas vezes descobertos no período vitoriano. Os vitorianos, como muitos provavelmente já sabem, eram fascinados pelos Tudor – especialmente em Rainhas trágicas, como Ana Bolena, Catarina Howard e Jane Grey. Artefatos pertencentes à estas rainhas executadas, foram miraculosamente encontrados e seguiram rumo à coleções exibidas em museus e galerias.

Em 1890, a ”New Gallery” da rua Regent Street, abriu uma exibição chamada: ‘Exhibition of the Royal House of TudorNew_Gallery_London_Central_Hall_1888[Exibição da Casa Real de Tudor]. A galeria não mais existe, mas você ainda pode encontrar um desenho (ao lado) de como o Salão Central parecia-se em 1888, dois anos antes de ser preenchido com artefatos Tudor.

Personagens ilustres da era, em sua maioria, membros da nobreza, apresentaram preciosas relíquias do período Tudor. Retratos e miniaturas, itens de uso diário, cofres e baús, até mechas de cabelos foram exibidas. Entre eles, estava um grupo de artefatos associados à Ana Bolena. O que mais chamou a atenção, foi a ”estola de arminho usada pela Rainha Ana Bolena em sua execução, com marcas de sangue nela”, e neste artigo, iremos concentrar-nos nesta peça e tentar estabelecer sua autenticidade.

Uma das testemunhas da execução de Ana Bolena, registrou que ela usava, um ”pequeno manto de pele de arminho”, enquanto os vitorianos alegam que tal peça, é uma ”estola”. Um manto, poderia ser uma peça de vestuário externo, sem mangas ou uma toga cerimonial com uma longa cauda, geralmente adornada com pele – enquanto o arminho estava reservado à realeza. Uma estola, era uma pequena capa de ombro, muitas vezes de ajuste um pouco mais justo, geralmente feita de pele, que podia ser usada com o vestido. Um exemplo de um longo manto de tecido de ouro com pele de arminho, sobreviveu à coroação de Elizabeth I, enquanto uma estola de pele, usada em volta do pescoço, sobrevive na miniatura de Margaret Roper, pintada por volta de 1535.

elsOs vitorianos, alegaram que a ”estola”, estava manchada de sangue, mas isto é altamente improvável, uma vez que uma testemunha registrou que antes de ser executada, o pequeno manto de Ana foi removido de seus ombros, por uma de suas damas de companhia. Outra testemunha, registrou que as atendentes femininas que acompanharam Ana até o cadafalso, “afastaram-se um pouco”, provavelmente evitando que o sangue da Rainha jorrasse sobre elas, então, parece altamente improvável que qualquer item na posse das damas, incluindo o pequeno manto aparado com pele de arminho, tenha manchado-se de sangue.

Captura de Tela 2015-09-05 às 09.05.53Outro motivo para questionar a autenticidade da estola alegadamente manchada com o sangue de Ana Bolena no dia de sua execução, é o fato de que a coroa resgatou “tais jóias e vestes da antiga Rainha tinha na Torre” pouco após sua morte. Todos os artigos valiosos, como seus colares, capelos e anéis, provavelmente fizeram parte deste resgate. A pele de arminho era muito cara, então, é razoável assumir que o ”pequeno manto de pele de arminho” de Ana, voltou direto para o Grande Guarda-Roupa Real e foi usado pelas subsequentes esposas de Henrique VIII.

Embora seria emocionante reivindicar que a estola de arminho manchada de sangue, foi uma peça contemporânea usada por Ana Bolena, é quase certamente necessário, rejeitá-la como uma farsa. Os únicos artefatos credíveis associados à Ana Bolena, exibidos na exposição ‘Exhibition of the Royal House of Tudor’, incluíram uma carta escrita por Ana a Thomas Cromwell, em 8 de Março de 1534, com sua assinatura “Anne the Quene [Ana a Rainha]” e uma medalha, cunhada em 1534. O resto eram artefatos falsos ou itens associados à Ana Bolena, através da tradição, ao invés de por sólidos registros históricos.

Annesmedal

FONTES:
On the Tudor Trail: AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s