Última Pintura de Henrique VIII é Descoberta

article-2539831-1AACC21100000578-39_634x417Acreditam que o último retrato para o qual Henrique VIII posou, encontra-se em uma casa senhorial, onde esteve exposto por mais de 300 anos.
A pintura a óleo, feita sob um painel de carvalho, foi exposta em uma mansão em Wiltshire, por mais de 300 anos, com poucas pistas sobre suas origens. No entanto, o valor do retrato saltou de meras £ 10.000, para mais de £ 1.000.000 após peritos em datação, examinarem os anéis da árvore do painel e descobrirem que pode ser datada antes da morte do rei, em 1547.

Anteriormente, acreditavam que a pintura tratava-se de um retrato póstumo do monarca. Agora, após aprofundada análise científica do carvalho, especialistas acreditam que Henrique VIII pode ter posado para um artista desconhecido em 1544, três anos antes de sua morte. Acreditam que a datação da madeira, remonta à 1529.

A pintura tem uma inscrição sobre ela, afirmando que foi pintada quando o velho monarca estava em seu 54º ano de vida e 36º de seu reinado, porém, é comum que informações posteriores, sejam inseridas como forma de identificação em retratos.
Agora, sob um olhar mais atento em tal inscrição do retrato, podemos ver que ela fora adicionada ao mesmo tempo de sua realização.

Ian Tyers, realizando um meticuloso estudo que data os anéis de carvalho dos painéis do retrato.
Ian Tyers, realizando um meticuloso estudo que data os anéis de carvalho dos painéis do retrato.

O retrato agora, será transferido para uma redoma de vidro, em uma área diferente de Longleat House, Wiltshire, onde havia estado em exibição para os visitantes, durante grande parte do ano retrasado.

Dr Kate Harris, a Curadora das coleções em Longleat, disse: “Recentemente, tivemos de rever nossas coleções para uma avaliação de nosso seguro e os avaliadores alertaram-nos para a possibilidade de o retrato de Henrique VIII, ser anterior ao que acreditava-se”.

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O procedimento para datar a madeira, envolve medições incrivelmente precisas e pode revelar a data em que uma árvore foi derrubada.
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O painel de madeira grossa, teve que ser examinados de perto com microscópios e outros dispositivos, para determinar a sua idade, sem danificá-lo.

“Acreditávamos que o nosso retrato, havia sido pintado após sua vida e que era uma cópia realmente boa. Era comum ter datação anterior em cópias posteriores (…) Um perito então chegou e cuidadosamente retirou a pintura de sua moldura e estudou três, dos quatro painéis de carvalho. Ele contou a distância no espaço entre os anéis de crescimento anuais e notou que as três placas eram todas da mesma árvore de carvalho, do mar Báltico oriental – provavelmente Polônia”.

“A árvore foi derrubada em algum momento, ou logo após 1529. Ela não teria sido transportada para à Inglaterra imediatamente. Teria sido mantida em repouso por um período”.

“O estudo representa também apresenta uma data após a qual o retrato foi pintado, mas continua possível que o retrato tenha sido realizado na mesma data de sua inscrição”.

A autora e historiadora da monarquia Tudor, Elizabeth Norton, disse: “Ele morreu em Janeiro de 1547 e sofria de problemas de saúde, durante grande parte de 1546. Não existem pinturas dele retratando-o como velho. Pode muito bem, ser a última pintura que ele posou’.

article-2539831-1AACCABF00000578-180_634x499O trabalho foi anteriormente detido pelo cunhado de Henrique VIII, Sir William Herbert, marido de Ann Parr, que era irmã de sua sexta e última esposa, Catarina Parr.

Após a morte de Henrique em 1547, Sir William tornou-se Conde de Pembroke, em Wilton – Wiltshire. Arquivos mostram um encarregado em Longleat House, comprando a pintura do Conde em 1680, onde permaneceu na obscuridade até a atualidade.

Lawrence Hendra, um negociante e especialista em arte, líder no Antiques Roadshow, disse que apenas 10 retratos de Henrique VIII foram pintados durante sua vida. Ele disse: “Os retratos dele em vida, são muito raros. A maioria da iconografia de Henrique VIII, foi produzida à título póstumo e em considerável quantidade, por razões dinásticas”.

“Se puder ser provado em definitivo, que Henrique VIII posou para o retrato Longleat, então isto seria muito significativo. Uma cópia do final do século XVI, poderia valer entre 1.000 libras à 50.000 libras, mas uma obra pintada durante sua vida, estimaria-se em mais de um milhão de libras, dependendo de sua qualidade e condição”.

article-2539831-1AAE7A8C00000578-924_634x317FONTES:
Daily Mail. uk: AQUI.

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