As Mangas Perdidas de Ana Bolena

em

aa_Anne_boleynExistem registros de mangas destacáveis que foram identificadas como pertencentes à Ana Bolena, à partir de seus emblemas pessoais de ”madressilvas e bolotas” adornando-as.

Captura de Tela 2015-08-29 às 22.20.03A madressilva tem sido utilizada como símbolo de amor e devoção, enquanto a bolota simboliza a fertilidade, crescimento e renascimento. Ela também tem sido usada como emblema da sorte, prosperidade e juventude – nada mais adequado para a propaganda pessoal da segunda esposa de Henrique VIII.

De acordo com Eric Ives – conhecido biógrafo de Ana -, estas elaboradas mangas destacáveis, eram uma importante parte do elaborado vestuário feminino do período Tudor, durante a vida de Ana.

Cortinas de cama com o emblema de bolotas e madressilvas de Ana.
Cortinas de cama com o emblema de bolotas e madressilvas de Ana.

O Inventário do Rei Henrique VIII, enumera mais de 60 ”mangas para mulheres”, porém dois pares em particular, chamam nossa atenção: –

”Par de mangas de pano de ouro, bordadas com grandes fios de ouro adornados com madressilvas entrelaçadas por dez pares de bolotas de ouro.” e ‘um par de mangas de cetim branco, bordada em pérolas, bolotas e madressilvas douradas, entrelaçadas com dez pares de agulhetas de ouro.’

Estas mangas incrivelmente luxuosas, podem ter sido muito caras. Ives oferece o exemplo de Cornelius Hayes, o ourives de Henrique VIII, cobrando cerca de £5 pelas jóias para um par de mangas  –  adornadas com ouro, dez diamantes e oito pérolas.

FONTES:
On the Tudor Trail: AQUI.
Para saber mais sobre o emblema pessoal de Ana Bolena e Henrique VIII: Acesse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s