Onde Morreram e onde estão enterrados os membros da Dinastia Tudor

Já fizemos um artigo sobre onde estão enterrados Henrique VIII e suas seis esposas. Por este motivo, resolvemos desenvolver outro artigo, desta vez, sobre onde estão enterrados os outros monarcas da Dinastia – além de seus parentes e amigos mais próximos. Confira:

Margaret Tudor (mãe de Henrique VII):

beaufort2
Lady Margaret Beaufort, morreu em 29 de Junho de 1509, no prior da Casa de Westminster – apenas cinco dias após a coroação de seu neto, Henrique VIII. Ela já estava enfraquecida e adoentada desde o início daquele ano.

No dia 9 de Julho de 1509, seu corpo foi sepultado na ala sul da Lady Chapel de Henrique VII – na Abadia de Westminster -, em uma magnífica tumba feita pelo escultor italiano Pietro Torrigiano.

Erasmo compôs a inscrição em latim: –

“Margaret Richmond, mãe de Henrique VII, avó de Henrique VIII, que deu um salário para três monges deste convento – e fundou a uma escola de gramática em Wimborne – e para um pregador na Inglaterra e dois intérpretes da escritura, um em Oxford, e o outro em Cambridge – onde ela igualmente fundou dois colégios, um para Cristo e outro para São João, seu discípulo. Morreu em 1509 [29 de Junho no calendário atual]”.

margtomb
Falecimento: 
29 de Junho de 1509
Local da Morte: 
Prior da Casa de Westminster
Local de Sepultamento: Lady Chapel de Henrique VII – Abadia de Westminster


Edmund Tudor, Conde de Richmond (Pai de Henrique VII):

Eddytudor
Edmund Tudor foi o pai de Henrique VII, o fundador da Dinastia Tudor. Durante a Guerra das Rosas, ele foi capturado e aprisionado no Castelo de Carmarthen, em Gales do Sul – onde sucumbiu da praga.

edmunttomb
Falecimento: 
3 de Novembro de 1456
Local da Morte:
Castelo de Carmathen – Gales do Sul
Local de Sepultamento: Carmarthen Grey Friars. Seus restos mortais foram depois removidos para o coro da Catedral St. David, também em Gales.


Henrique VII (Fundador da Dinastia Tudor):

henry7sittow1
Henrique VII foi Rei da Inglaterra de 22 de agosto de 1485 à 21 de Abril de 1509 – e pai do monarca Henrique VIII. Ele foi filho único de Edmund Tudor – Conde de Richmond e de Lady Margaret Beaufort. Ele tornou-se o primeiro Rei da Dinastia Tudor, após derrotar Ricardo III na Batalha de Bosworth. Henrique morreu de complicações provenientes da Tuberculose, no Palácio de Richmond, em 21 de Abril de 1509.

O túmulo que divide com sua esposa – Elizabeth de York – foi projetado pelo escultor italiano Pietro Torrigiano. As efígies de bronze dourado, podem ser vistas através da fina grade que circunda o túmulo. As efígies de madeira – carregadas sob o corpo em seus respectivos funerais – ainda sobrevivem e podem ser vistas no museu da abadia.

A inscrição na tumba diz: –
“Aqui jaz Henrique – o sétimo de seu nome, anteriormente rei da Inglaterra, filho de Edmund – Conde de Richmond. Tornou-se Rei em 22 de Agosto e imediatamente depois, em 30 de outubro, ele foi coroado em Westminster, no ano de Nosso Senhor 1485. Ele morreu posteriormente, em 21 de abril, no quinquagésimo terceiro ano de sua idade. Ele reinou 23 anos, oito meses, menos um dia”.

Em torno de seu túmulo, podemos ver outra inscrição: –
“Aqui está situado Henrique VII, a glória de todos os reis que viveram em seu tempo, devido seu intelecto, opulência e a fama de seus feitos, ao qual foram adicionados os caridosos dons da natureza, sobrancelha expressiva, face augusta e heróica estatura. Juntou-se a ele, sua doce esposa, que era muito bela, casta e fecunda. Eles eram pais felizes de sua prole, a quem a terra de Inglaterra, deve Henrique VIII.”

henryeliztomb
Falecimento: 
21 de abril de 1509
Local da Morte: 
Palácio de Richmond
Local de Sepultamento: Lady Chapel de Henrique VII – Abadia de Westminster


Elizabeth de York (Esposa de Henrique VII e mãe de Henrique VIII):

Elizabeth_of_York_from_Kings_and_Queens_of_England
Elizabeth de York foi rainha consorte de Inglaterra a partir de 1486, até 1503. Ela era a filha mais velha do rei Eduardo IV e sua consorte, a rainha Elizabeth Woodville. Elizabeth casou-se com Henrique VII em 1486 e deu à luz seu primeiro filho, Arthur, no final daquele ano. Ela morreu no dia 11 de fevereiro de 1503 – em seu aniversário de 37 anos – apenas nove dias após dar à luz uma menina. Infelizmente, sua filha viveu apenas alguns dias. A causa da morte de Elizabeth, é determinada como febre puerperal. Seu corpo foi enterrado na Capela de Nossa Senhora – Lady Chapel de Henrique VII – na Abadia de Westminster, em um magnífico túmulo que compartilha com seu marido.

A inscrição na tumba diz: –
“Aqui jaz a Rainha Elizabeth, filha do antigo Rei Edward IV, irmã do ex-nomeado Rei Eduardo V, uma vez esposa do rei Henrique VII e mãe do renomado Henrique VIII. Ela conheceu sua morte na Torre de Londres, no dia 11 de Fevereiro, no ano de nosso Senhor – 1502, tendo cumprido 37 anos de vida.”

henryeliztomb
Falecimento: 
11 de fevereiro de 1503
Local da Morte: 
 Torre de Londres
Local de Sepultamento: Lady Chapel de Henrique VII – Abadia de Westminster


Arthur – Príncipe de Gales (Primogênito de Henrique VII):

arthur-prince-of-wales-tudor
Arthur foi o primeiro filho de Henrique VII e sua esposa, Elizabeth de York. Ele casou-se com Catarina de Aragão, em 14 de Novembro de 1501. Infelizmente seu casamento durou pouco, pois o jovem Arthur morrera de repente no Castelo de Ludlow, em 02 de Abril de 1502, com apenas 15 anos de idade. Segundo historiadores especulam, a provável causa da morte foi a doença do suor, ou tuberculose.

arthurtomb
Falecimento:
02 de abril de 1502
Local da Morte: 
 Ludlow Castle
Local de Sepultamento: Worcester Cathedral – Inglaterra


Margaret – Rainha da Escócia (filha de Henrique VII e irmã de Henrique VIII):

mt

Margaret era a mais velha das filhas sobreviventes de Henrique VII e Elizabeth de York. Em 1503 casou-se com James IV, Rei da Escócia. Após a morte de James, em 1513, seu filho tornou-se James V e Margaret casou-se com Archibald Douglas, 6º Conde de Angus. O último casamento de Margaret, foi com Henry Stewart – 1 Lord de Methven.

Ela morreu no Castelo de Methven, em 18 de Outubro de 1541 – vítima de uma forte hemorragia cerebral. Seu corpo foi enterrado no Priorado cartuxo de St John, em Perth. Infelizmente, o convento foi saqueado durante a Revolução Protestante escocesa, em 1559 e totalmente destruído.

Falecimento: 18 de Outubro de 1541
Local da Morte:  
Castelo de Methven
Local de Sepultamento: Priorado cartuxo de St John, Perth – Escócia


Henrique VIII (Segundo monarca da Dinastia Tudor):

King-Henry-VIII-king-henry-viii-2431727-449-811
Henrique foi Rei da Inglaterra a partir de 21 de Abril de 1509, até sua morte, em 1547. Ele foi o terceiro filho de Elizabeth de York e Henrique VII. Após a morte do primogênito Arthur Tudor, em Abril de 1502, Henrique passa a ser o herdeiro do trono inglês, assumindo como o segundo monarca da dinastia Tudor, após a morte de seu pai, Henrique VII.

Após uma vida agitada, que incluiu seis esposas, o cisma com Roma e a fundação da Igreja de Inglaterra, Henrique morreu em 28 de Janeiro de 1547, no Palácio de Whitehall, devido à complicações referentes à diabetes e uma perna ulcerada e supurada.

Henrique foi enterrado na Capela de São George, no Castelo de Windsor, ao lado de sua terceira esposa, Jane Seymour. Ele havia planejado um grande túmulo para si, porém, infelizmente, este não foi finalizado a tempo. Ao contrário do reflexo de seu reinado, com excessos e opulência, o famoso monarca Tudor encontra-se sepultado abaixo de uma simples lápide de pedra em St George’s Chapel.

janetomb
Falecimento: 
28 de Janeiro de 1547
Local da Morte:
Palácio de Whitehall
Local de Sepultamento: Capela de São Jorge – St George’s Chapel – Castelo de Windsor


Maria Tudor – Rainha da França (Filha de Henrique VII e irmã de Henrique VIII):

Mary_Tudor_Queen_of_France
A bela e ruiva Maria, foi a quinta filha de Henrique VII e sua esposa Elizabeth de York. Ela tornou-se Rainha consorte da França, através de seu casamento com Luís XII. Após a morte de Louis XII – apenas três meses após a cerimônia de casamento – a apaixonada Maria, casou-se com Charles Brandon, 1 Duque de Suffolk. Sua união com Charles, produziu quatro herdeiros e através de sua filha mais velha, Frances, Maria foi avó materna de Lady Jane Grey – a Rainha por 9 dias.

Maria morreu em Westhorpe Hall, Westhorpe – Suffolk, em 25 de junho 1533 e foi enterrada na Abadia em Bury St. Edmonds, Suffolk. A abadia foi destruída durante a Dissolução dos Mosteiros e os restos de Maria foram transferidos para a Igreja de St. Mary, em Bury St Edmunds.

marytomb
Falecimento: 
25 de junho 1533
Local da Morte: 
Westhorpe Hall
Local de Sepultamento: Abadia em Bury St. Edmonds – Suffolk e depois, Igreja de St. Mary, em Bury St Edmunds


Maria I da Inglaterra:

MaryI-226x300

Maria I foi Rainha da Inglaterra e Irlanda, de Julho de 1553, até sua morte. Ela foi a única filha sobrevivente de Henrique VIII e sua primeira esposa, a espanhola, Catarina de Aragão – filha dos Reis Católicos. Maria sucedeu seu meio-irmão Eduardo VI, em 1553. Após sua morte, ela foi sucedida por sua meia-irmã, Elizabeth I.

Ela morreu aos 42 anos de idade, no Palácio de St. James, devido a um câncer nos ovários. Seu corpo foi enterrado em 14 de Dezembro, na Abadia de Westminster, em uma tumba onde iria dividir com a irmã, Elizabeth I.

Captura de Tela 2015-08-17 às 21.11.38
Falecimento: 
17 de novembro de 1558
Local da Morte: 
Palácio de St. James
Local de Sepultamento: Abadia de Westminster – Londres, Inglaterra


Eduardo VI da Inglaterra:

Circle_of_William_Scrots_Edward_VI_of_England
Eduardo foi Rei da Inglaterra e Irlanda a partir de 28 de janeiro de 1547, até sua morte. Ele era filho de Henrique VIII e sua terceira esposa, Jane Seymour. Foi o terceiro monarca da Dinastia Tudor. Em 06 de Julho de 1553, o jovem Eduardo morreu no Palácio de Greenwich, com apenas 15 anos – provavelmente de tuberculose. Ele foi enterrado na Lady Chapel de seu avô paterno, Henry VII, na Abadia de Westminster. Seu túmulo permaneceu sem identificação, até que uma lápide de pedra fosse inserida na frente de seu altar.

Nela encontramos a seguinte descrição: –
”Em memória do Rei Eduardo VI, enterrado nesta capela. Esta lápide foi colocada aqui pelo Hospital de Cristo, em ação de graças por seu fundador, em 07 de outubro de 1966.

Dean Stanley, que viu o caixão de Eduardo no século XIX, registrou a seguinte inscrição em latim: –
“Eduardo o sexto, pela graça de Deus, Rei da Inglaterra, França e Irlanda, defensor da Fé e suprema cabeça de Cristo na terra, das igrejas da Inglaterra e Irlanda, migrou desta vida no dia 6 de julho, à noite, na 8ª hora no ano do Senhor de 1553 e no sétimo ano de seu reinado e 16º ano de sua idade”.

Captura de Tela 2015-08-14 às 08.24.38
Falecimento: 
6 de julho de 1553
Local da Morte:
Palácio de Greenwich – Placentia
Local de Sepultamento:
Abadia de Westminster – Londres, Inglaterra


Elizabeth I:

603px-Elizabeth_I_(Armada_Portrait)
Elizabeth foi filha do Rei Henrique VIII e sua segunda esposa, Ana Bolena. Ela foi Rainha da Inglaterra e Irlanda, de 17 de Novembro de 1558, até sua morte. Ela foi a quinta e última monarca da dinastia Tudor (sexta se considerar Jane Grey) e reinou por 44 anos.
Elizabeth morreu em 24 de março de 1603, no Palácio de Richmond. Milhares de pessoas apareceram para ver seu cortejo fúnebre para a Abadia de Westminster, em 28 de abril de 1603.

Elizabeth foi originalmente enterrada na vala de seu avô (Henrique VII) na abadia, mas em 1606, foi transferida – uma vez que seu sucessor, o rei James I, completou o grande monumento de mármore branco para ela, na Lady Chapel. A efígie original da medeira e cera, colocada em sua carruagem fúnebre e refeita em 1760, pode ser vista no Museu da Abadia.

Seu corpo foi envolto em chumbo dentro do caixão de madeira. Em 1606, seu caixão foi movido para a ala norte da lady chapel de Henrique VII e colocado acima do caixão de sua meia-irmã Maria I – sob o monumento que foi erguido para Elizabeth por seu sucessor, Rei James I. Um largo monumento de mármore branco (menos alto que o monumento que James mais tarde ergueu para sua mãe, Maria, Rainha dos Escoceses no corredor oposto da capela) foi feito pelo escultor Maximilian Colt e pintado por Jan de Critz. A efígie reclinada, lembra os retratos da rainha na velhice.

eliztomb
Falecimento: 
24 de março de 1603
Local da Morte:
Palácio de Richmond
Local de Sepultamento:
Abadia de Westminster – Londres, Inglaterra


Jane Grey – Rainha dos Nove dias:

200px-Streathamladyjayne

Lady Jane Grey, foi a filha mais velha de Henry Grey e Lady Frances Brandon. A mãe de Jane, foi filha de Mary Tudor, Rainha da França, que foi a irmã mais nova de Henrique VIII.

Jane foi proclamada Rainha após a morte de Eduardo VI, mas nunca fora coroada. Seu reinado durou apenas nove dias. Ela foi executada em 12 de Fevereiro de 1554 e enterrada na Capela St Peter ad Vincula, na Torre de Londres.

janetomb
Falecimento: 
12 de Fevereiro de 1554
Local da Morte:
Torre de Londres
Local de Sepultamento:
St Peter ad Vincula


Maria Stuart – Rainha da Escócia:

franc3a7ois_clouet_-_mary_queen_of_scots_1542-87_-_google_art_project
Maria, Rainha dos Escoceses, nasceu em 1542, filha do Rei James V da Escócia e Marie de Guise. Seu pai morreu apenas uma semana após seu nascimento. Católica fervorosa e reivindicante da coroa inglesa, Maria representou um grande perigo para Elizabeth I. Ela foi capturada em 1568 e após 19 anos de confinamento, executada no Castelo de Fotheringhay, no dia 08 de Fevereiro de 1587. Seu filho, James VI da Escócia, sucedeu ao trono inglês após a morte de Elizabeth, tornando-se conhecido como James I da Inglaterra.

Ela foi primeiro enterrada na catedral de Peterborough, com grande solenidade, a mando de Elizabeth I. Em 1612, seu filho James transferiu seus restos mortais para a Abadia de Westminster. Ele ergueu um magnífico túmulo de mármore para ela na ala sul da Lady Chapel – sobre a qual há uma fina efígie de mármore branco, sob um elaborado dossel. Em sua efígie, Maria usa um toucado apertado, um colar e um longo manto preso por um broche. Os escultores foram William e Cornelius Cure. Um leão coroado escocês adorna seus pés. Assim, as duas rainhas, Maria e Elizabeth I, descansam em corredores opostos na capela de Henrique VII. Próximo a Maria está o túmulo de Margaret – Condessa de Lennox, na qual encontra-se uma figura ajoelhada de Lord Darnley, marido de Maria.

MARYSTOMB
Falecimento:
08 de Fevereiro de 1587
Local da Morte:
Castelo de Fotheringhay
Local de Sepultamento:
Catedral de Peterborough e depois, Abadia de Westminster


FONTES:
On the Tudor Trail: AQUI.
Westminster Abbey.


 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Demétrios disse:

    Muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s