Mecha do Cabelo de Catarina Parr vai à Leilão

em

10397095Uma mecha de cabelo da quinta esposa de Henrique VIII, Catarina Parr, vai para leilão em Somerset – Inglaterra. Os leiloeiros estimam conseguir entre £ 300 e £ 500.

Esta mecha de cabelo, fora retirada de seu caixão, quando este fora descoberto em sua última residência, o Castelo de Sudeley em Gloucestershire, mais de 200 anos após sua morte.

Após padecer de sepsis puerperal, Catarina foi enterrada no castelo de Sudeley. A maioria dos edifícios do século XV e XVI, foram destruídos durante a guerra civil na década de 1640. Os túmulos de muitos indivíduos foram destruídos, incluindo o de Catarina Parr. O único vestígio que fez seu caixão ser encontrado, foi uma placa de identificação de chumbo sobre ele. No século XVIII – mais precisamente em Maio de 1782 – um ligeiro desfalque foi feito no caixão e observadores curiosos olharam para ver o estado do corpo. Aparentemente, devido à alta vedação de seu caixão, seu corpo permanecera incorrupto e para não causar maiores danos futuros, o buraco foi fechado.

Infelizmente, o dano causado com o caixão foi irrevogável e posteriormente, os restos foram danificados. Vários itens que foram retirados do caixão ainda sobrevivem, incluindo um dos dentes e mechas de cabelo de Catarina.

Uma das mechas em questão, será vendida no envelope original em que foi colocada, afirmando que fora “retirada do caixão de Catarina Parr, desenterrada em Sudeley – Gloucestershire em 1783, pelo coronel Richard Powell Cotton”.

Estes ”souvenirs” históricos, dividem opiniões. Ao mesmo tempo que assombram uns, fascinam outros; por um maior contato com o período histórico estudado. O período Tudor atraiu e atrai inúmeros interessados ao longo dos séculos, por seus inúmeros acontecimentos: como a reforma inglesa, as inúmeras execuções e mártires de perseguições religiosas, assim como, o famoso monarca Henrique VIII e suas seis esposas, das quais duas perderam a cabeça. 

O leilão ocorrerá no salão de Crewkerne, em 31 de julho deste ano.

Detalhe importante: Muitos curiosos questionam o fato de muitas das mechas de cabelo de Catarina em exposição, estarem louras ou quase embranquecidas, sendo que ela fora reconhecidamente auburn – cabelo castanho avermelhado. Isto deve-se a acomodação em que as mechas foram mantidas, assim como efeito do tempo. Exposição ao ar e luz solar, tendem a dissipar o pigmento dos fios, deixando-os com uma coloração base, ou totalmente esbranquiçados, às vezes, lembrando fios louros.

FONTES:
Western Daily Press: AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s