Joias Tudor: O Espelho de Nápoles

578px-Designs_for_Pendant_Jewels_by_Hans_Holbein_the_YoungerO Espelho de Nápoles ou Mirror of Naples, é uma das jóias mais famosas da história e o mais curioso, é que ninguém sabe exatamente como ela fora, como se pareceu e o principal, o que aconteceu com ela. As descrições que temos sobre esta gema, são muito vagas. O diamante fora uma joia de corte de mesa, tão largo quanto um dedo inteiro e com uma pérola pendurada, do tamanho do ovo de um pombo.

Mary_Tudor_Queen_of_FranceEla entra nos registros históricos, como um presente dado por Luís XII para sua nova noiva, Maria Tudor, irmã de Henrique VIII. Henrique depois argumentou que a jóia fora um presente pessoal de Luís. O novo monarca francês, Francis I, insistiu que a joia fazia parte das jóias da coroa da França e portanto, pertencia à coroa e não à rainha que a usava.

Maria Tudor não fora rainha consorte por muito tempo. Seu marido idoso, Luís, morreu poucos meses após o matrimônio (vide artigo Maria Tudor). Maria foi então, enviada a fim de residir em um convento, até que fosse certo que ela não estivesse esperando um herdeiro do rei. Henrique VIII, enviou então seu amigo, Charles Brandon, Duque de Suffolk, para buscar Maria de volta à Inglaterra.

Para que Mary conseguisse desposar o monarca francês, Henrique aceitou a promessa de que ela poderia escolher seu segundo marido, mas o monarca nunca teve a intenção de cumpri-la. Como sabemos, casamentos entre a alta nobreza, eram assuntos de estado e sendo irmã do rei, era essencial que Maria tivesse o aval de Henrique para que pudesse desposar novamente. Neste meio tempo, ele estava ocupado, organizando o próximo casamento de sua irmã, enquanto esperava seu retorno do reino de França.

Maria aproveitou os ventos favoráveis, ou apenas percebeu que de fato, seu irmão nunca permitiria que ela se casasse com quem quisesse e desposou o homem que amava. O homem em questão, era o grande amigo de seu irmão, ninguém menos que Charles Brandon.

imagesO novo rei, Francis, ajudou a arquitetar uma fuga entre Maria e Brandon. Ele disse que achou ser algo romântico, mas na realidade, seus motivos eram muito mais práticos, ele queria remover um peão matrimonial do tabuleiro de Henrique VIII, ou seja, uma aliança a menos a ser forjada pelo rei inglês.

Após o casamento ser consumado, tanto Maria quanto Brandon escreveram ao Rei implorando por seu perdão. Para amaciar a raiva e temperamento do irmão, Maria embrulhou o espelho de Nápoles e mandou-o junto da carta. Ela mais tarde, levou mais jóias da coroa francesa consigo, quando partiu rumo à Inglaterra.

Francis não ficou nada satisfeito, para dizer o mínimo. Ele e sua esposa Claude (filha de Luís XII), exigiram o retorno das jóias. Henrique então, mandou de volta as peças menores, mas manteve consigo o espelho. As cartas e documentos do reino, registram que Henrique disse que o espelho era algo ”pequeno” e parte da indenização que era devida a sua irmão, como viúva do monarca francês; e de fato, Maria tinha direito a mais. Este tipo de disputa sobre os dotes e bens de casamento após um matrimônio de curta duração, era algo comum. Henry VII e Fernando de Aragão, disputaram anos antes, o dote de Catarina de Aragão (leia sobre isso aqui).

BrandonsFrancis tentou oferecer trinta mil coroas pelo retorno do espelho, no qual Henrique pareceu desmerecer. Seus joalheiros disseram que ela valia no mínimo sessenta mil. Muito cara para o sangue de Francis, como diziam e então, ele apenas pode lastimar a perda de sua gema, pois nada pode fazer para seu retorno. Foi dito que Henrique usou-a abertamente e talvez tenha sido pintado usando-a, mas se isso aconteceu, o retrato não fora identificado e nem qualquer das joias em seus retratos conhecidos, foi identificada como o espelho.

Supostamente, o espelho constou no inventário de jóias de Elizabeth I após sua morte. Alguns dizem que a gema fora vendida pela Rainha Henrietta-Maria, a fim de pagar por suplementos durante a guerra civil inglesa, mas não fora possível achar confirmação disto. Para todos os efeitos, ela desapareceu da história. Nenhuma joia que bata com sua descrição sobrevive, então o espelho deve ter sido lapidado em diamantes menores, para que fosse fácil de ser vendido. Ou talvez ele apenas perdeu-se e possa ser encontrado algum dia, como o Cheapside Hoard.

FONTES:
Under these Restless Skies: AQUI.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s