As Mulheres no Renascimento – Parte I – ÁFRICA: As Rainhas africanas

tudorbrasilCaso queira, leia o artigo ouvindo: Aqui.

Entramos oficialmente na semana da Mulher e o Tudor Brasil, não poderia deixar algo tão importante para trás. Para tal, vamos postar uma série de artigos sobre mulheres muito poderosas do século XVI; da Europa, Africa, América, Oriente Médio e etc. Poderíamos fazer o que sempre fazemos, detendo-nos ao foco principal da página: os Tudor. Porém, refletimos: O século XVI, século da Inglaterra Tudor, foi um período onde mulheres no mundo inteiro, sobressaíram-se politicamente e socialmente e é injusto que, em uma semana tão importante quanto esta, nos limitemos à apenas uma dinastia (por mais adorada que ela nos seja). Espero que gostem!

É sempre incrível estudar sobre o continente africano e toda sua riqueza histórica e cultural. Infelizmente, este local que faz parte da ancestralidade brasileira, não é alvo de muita atenção fora dos meios acadêmicos. O que além de ser absurdo é muito triste. Em todo modo, para nós, amantes da História de Gênero, estudar a mãe Africa e as mulheres incríveis que viveram por lá, é de um prazer enorme. Aqui selecionamos duas grandes mulheres e rainhas, que deixaram sua marca na História da Africa e do mundo, como duas das mulheres mais poderosas, africanas do século XVI.

Rainha Amina, a rainha Hauçá de Zaria (1588-1589):

Captura de Tela 2015-03-04 às 21.12.08

Enquanto Elizabeth I mantinha-se no trono inglês, na Africa, mais precisamente Nigéria, outra mulher lutava e muito por seu lugar ao sol, seu nome era Amina, a rainha guerreira.

Amina era filha de Bakwa Turunku, também uma rainha, que tornou-se conhecida por trocar a capital do reino em 1536 e por estabelecer um reinado de paz. 3 anos antes, em 1533, quando o monarca Henrique VIII tornou Ana Bolena sua esposa e nascia sua segunda filha Elizabeth, nascia também a princesa Amina.

Quando a princesa Amina fez 16 anos, ela foi reconhecida como herdeira de sua mãe, a rainha Bakwa e regente do reino. Com tal reconhecimento também chegaram as responsabilidades, Amina teve papel importante da guarda da cidade e se reunia com oficiais em assembléias.

Na Africa era comum a organização de amazonas e Amina, uma rainha guerreira, muito forte e poderosa, tornou-se conhecida por expandir os territórios de seu reino, Zaria.

Em 1566, morre a rainha Bakwa e o reino passa para o irmão mais novo de Amina, neste período, ela era chefe guerreira encarregada da cavalaria e a cada conquista da princesa, riqueza e prestígio chegavam ao reino.

Amina nasceu para lutar e governar. Com a morte de seu irmão, ela fora coroada rainha e com apenas 3 meses de reino, lá foi-se ela em mais uma expedição militar.

A rainha desempenhou um importantíssimo papel político, ao subjugar governantes locais e assegurando o comércio e a passagem dos comerciantes por suas terras. Amina foi sem dúvida, uma das mulheres mais importantes e poderosas do século XVI.

Rainha mãe Idia de Benin:

Captura de Tela 2015-03-04 às 21.21.54

Idia era mãe de Esigie, rei de Benin – atual, Nigéria (1504-1550). Descrita como grande guerreira, ela teve papel fundamental para a ascensão e governo de seu filho.

Após sua morte, o rei Ozulua (pai de Esigie), este deixou 2 filhos para disputar o trono. Esigie controlava a cidade de Benin e Arhuaran, que controlava Udo, duas cidades equivalentes e de muito poder. Sabendo que, como existiam dois filhos do rei e apenas um trono, um deles iria morrer, Esigie fez questão de lutar por seu filho, liderando um exercito de guerreiros que protegeu e lutou ao seu lado, consagrando-lhe a vitória e a coroa.

Sua importância e poder eram tão grandes, que seu filho fez questão de criar um título para a mãe. A guerreira Idia, tornou-se a primeira rainha mãe de Benin, sendo chamada de Iyoba Benin ( rainha mãe de Benin).

Além de seu poder como guerreira e do poder político que lhe assegurava grande importância, Idia era conhecida por lidar com medicina e por suas “magias”.

CONTINUA.

FONTES:

Claudio Zeiger: AQUI.
Geledes: AQUI.
Metmuseum: AQUI.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s