O Túmulo de Henrique VIII

janetomb
Muitos não entendem como um monarca absolutista como Henrique VIII, deixou a vida terrena abrigando seus restos mortais em uma humilde lápide no chão da Capela de St. George em Windsor. Na realidade era para existir, mas aconteceu mais um dos muitos ”caprichos do destino”.

hviiigravemarkerEra para Henrique VIII ter tido um túmulo muito mais ”majestoso”, porém, devido ao mau planejamento, falta de fundos e outros eventos infelizes, o monumental túmulo de Henrique VIII, nunca fora concluído. Partes do que seriam seu túmulo, permanecem espalhadas pela Inglaterra, enquanto outras partes, foram destruídas ou nunca criadas. Porém, muitos gostariam de saber: ”se ele fosse construído, como teria sido?”.

De acordo com fontes do período do reinado de Henrique VIII, ele seria magnífico. Originalmente destinado à Wolsey, Henrique tomou o túmulo parcialmente terminado como seu local de descanso, ao invés do Cardeal. Ele, na realidade, o Henrique antenado em moda, escolheu tudo de acordo com seu gosto pessoal no mais magnífico estilo. Era para ser muito maior que qualquer túmulo do período, incluindo o de seu pai, na Abadia de Westminster. Seria um imponente monumento em pedra, decorado com “belas pedras orientais” formando o corpo principal do monumento.

O sarcófago em pedra-de-toque negra, seria adornado com estátuas de bronze em tamanhos reais dele e de Jane Seymour. Grandes colunas de mármore branco, com anjos de bronze e estátuas dos apóstolos, iriam rodeá-lo. Um altar seria adicionado perto, juntamente com candelabros de quase 3 metros de altura. Para finalizar, uma estátua em tamanho real de Henrique a cavalo sob um arco triunfal. Um monumento digno de um faraó.

Tomb_450No entanto, após a morte de Henrique, ele fora enterrado em uma cripta sob a Capela de St. George, com Jane Seymour e seu monumento, permanecera inacabado. O plano para seu túmulo havia mudado várias vezes. O primeiro plano envolvia Catarina de Aragão. Devido ao final de seu primeiro casamento, bem como uma mudança ou talvez duas do artista, Henrique apareceu com vários outros planos. A mudança de planos, distrações por guerras estrangeiras e despesas, abrandaram o processo do túmulo. Pode ser que Henrique não tenha querido que seu túmulo terminasse antes de sua morte. Ele por várias vezes, mostrou medo de sua mortalidade. Finalizar o túmulo, seria um grande lembrete disto. Assim, por estas razões, seu túmulo nunca fora totalmente concluído. Conforme antes mencionado, algumas partes foram terminadas, como o grande sarcófago de pedra adornada com Henrique e Jane, os candelabros de bronze e algumas estátuas de mármore. No entanto, o remanescente do monumento permanecia incompleto. Por este motivo, em testamento, Henrique pediu que seu túmulo fosse concluído.

highaltar_sgcUma das pretensões de Eduardo VI, seu filho, fora terminar o túmulo de seu pai, porém, devido ao seu curto reinado, ele fora incapaz. Maria não pensou nisto, já Elizabeth criou um tipo de comissão para o levantamento do que precisaria ser feito para concluí-lo. No entanto, mais tarde em seu reinado, o plano foi definitivamente abandonado. Durante a Guerra Civil Inglesa, o que fora concluído do monumento, acabou sendo desmontado e vendido. As efígies de Henrique e Jane foram derretidas e os grandes candelabros, seguiram rumo à Catedral de St. Bavo, em Ghent. O corpo de Charles I foi rapidamente colocado na vala de Jane e Henrique após sua execução. Mais tarde, um bebê da rainha Ana também fora colocado lá. Todos estavam sem marcação. Não foi até o reinado de William IV, que a vala fora re-descoberta e uma placa (que é a que vemos hoje) foi então adicionada.

Para ter uma noção do esplendor que teria tido seu túmulo, pode-se ver algumas peças que sobrevivem até hoje. A grande pedra-de-toque negra do sarcófago, acabou readaptada para Horatio Nelson e pode ser vista na cripta sob a Catedral de St. Paul; enquanto réplicas dos castiçais bronze, atualmente enfeitam o altar-mor da Capela de St. George. Embora não seja muito, certamente desperta a imaginação. E qualquer um que conheça a história de Henrique VIII, saberia que seu monumento teria sido um dos mais magníficos e belos de toda a Inglaterra. Foi uma ironia do destino, que um monarca tão egoísta e ostentoso como fora Henrique, no final, descansasse no mesmo tipo de túmulo onde suas duas esposas executadas às suas ordens descansam, em um solo liso, com uma lápide humilde.

FONTES:
The Tudor Tattler: AQUI.

hntomb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s