O Elmo de Chifres de Henrique VIII

lala
O elmo de chifres, ou hornet helmet, é um curioso elmo dado a Henrique VIII, pelo sobrinho de sua esposa Catarina de Aragão, Maximiliano I, Sacro Imperador Romano em 1514. Ele foi encomendado, juntamente com outras 2 armaduras, uma delas destinada ao filho do Imperador. Este elmo em particular, é considerado por amantes de armaduras e historiadores, como um dos mais peculiares já feitos. Nele podemos ver uma face caricata, com um sorriso macabro, emoldurada por chifres e um tipo de óculos. Sem dúvidas uma peça interessante.

Por muitos anos após a morte de Henrique VIII, acreditavam que por sua aparência excêntrica, o elmo havia pertencido a Will Sommers, famoso bobo da Corte de Henrique. A armadura original, não mais existe e juntamente com o elmo, foi criada e desenvolvida por Konrad Seusenhofer, um armeiro de Maximiliano e um dos mais famosos da Europa. Ele foi feito em painéis de prata comum e dourada, juntamente com rico veludo vermelho.

Atualmente ele encontra-se no acervo fixo da Royal Armouries, em Leeds Castle, Kent – Inglaterra. A peça não foi feita para uso em combates e sim em ocasiões especiais, como concursos, festas e torneios. O elmo com chifres, é chamado tecnicamente de ”armet” e possui uma proteção articulada para o crânio e defesa da face. Ao longo de sua estrutura, podem ser vistas bandas soldadas e buracos de rebites para fixar os painéis de prata, originalmente colocados sobre o agora perdido, veludo vermelho.

Henrique VIII, foi um amante de armaduras, importando-as dos armeiros mais conhecidos do continente. Ele chegou a recrutar alguns dos melhores da Alemanha, Flandres e Itália, para irem à Inglaterra trabalharem em sua oficina. Ele os estabeleceu em seu palácio em Greenwich. A oficina de armas em Greenwich, que fornecia armamentos para os governantes das dinastias Tudor e Stuart, finalmente foi fechada em meados do século XVII. Este elmo foi escolhido como simbolo da ”Royal Armouries”em Leeds, devido sua extraordinária aparência e associação com Henrique VIII.

Vejam um vídeo feito pelo Royal Armories, mostrando o elmo detalhadamente:

Instituto Ricardo Brennand:

10888279_10153059954908453_1875619799_nO leitor Anisio Neto, como sempre manda-nos dicas incríveis e a de hoje, não poderia ser diferente!

Em Recife, existe um local chamado Instituto Ricardo Brennand, fundado pelo colecionador homônimo. O instituto, é composto por prédios em estilo medieval (inspirados na realidade), chamados: Museu Castelo São João, Pinacoteca e Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças, tudo isso em um incrível parque cheio de verde.

Lá encontra-se uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos desde a Baixa Idade Média, até o século XXI. O local também possuí, uma forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, somando 20 obras.

Além disto, o instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3.000 peças, a maioria proveniente da Europa e a Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI. A biblioteca do local, possui mais de 60 mil volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se obras raras.

Em 2014, foi eleito o melhor museu da América do Sul e o 17º do mundo pelos usuários do TripAdvisor.

Bom, esta foi uma intro básica que encontrei no Wikipédia mesmo, pois eu nunca visitei o local, mas segundo as informações que recebi anteriormente do leitor, elas conferem.

Mas do que se trata este local? Bom, o que gostaria de mostrar, é uma réplica do elmo citado acima, que encontra-se em exposição neste local. Ou seja, podemos ter um vislumbre de algo parecido com o elmo de Henrique, sem ter que deixar nosso país, ou até mesmo, continente.

No local, não existe referência alguma sobre o fato de tratar-se de uma réplica (uma vergonha), fazendo com que muitos visitantes desavisados, acreditem tratar-se do objeto original. No início, por já conhecer a peça, estranhei a diferença de material contida nela, já que a original é feita em prata, ao contrário da mostrada no Brasil.

Mesmo assim, é um local incrível e vale a visita! Confiram mais fotos da réplica, tiradas por Anisio:

10913584_10153059954938453_1071957966_n

10917638_10153059954818453_1414811166_n (1)Outras representações:

O elmo de Henrique VIII, não ficou famoso apenas com a réplica brasileira. Ele também aparece no episódio 2 (Fantasy of the tea Room), de um anime japonês, chamado Hyouge Mono. Neste episódio, o elmo é chamado de Nobunaga’s helmet, embora não tenha de fato, sido usado pelo personagem em particular. Pelo que entendi, Oda Nabuganga, foi inspirado em um samurai japonês. O desenho retratou fielmente o elmo, dando-nos a oportunidade de vê-lo com uma armadura completa. Adorei!

nobunagahenryviii
Fontes:
Royal Armories: AQUI.
Wikipédia – Para saber sobre o Instituto brasileiro Ricardo Brennand: AQUI.
Fotos: Anisio Neto.
Fungafufu: AQUI.

360836427_5d98ddb315_b

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s