O Primeiro Kindle da História

1Os bibliotecários da Universidade de Leeds, espantaram-se com o que acreditam ter sido, uma das primeiras bibliotecas portáteis de livros de bolso da história. Muitos séculos antes de armazenarmos enormes quantidades de livros em um Kindle, tablet ou smartphone, a biblioteca jacobina* itinerante, era a única maneira que os fãs da literatura tinham, para poderem levar os grandes clássicos em suas viagens.

Esta magnífica biblioteca em miniatura, está acomodada em uma elegante caixa de madeira, revestida em couro marrom, perfeitamente disfarçada como um único e grande volume de um livro. Ela contém três prateleiras de livros revestidos em velino e trabalhados a ouro. Estes exemplares eram raros na Inglaterra do século XVII e poucas famílias tiveram a sorte de possuir um deste.

Stella Butler, bibliotecária da Universidade e guardiã da coleção Brotherton, disse: “A biblioteca itinerante jacobina – é uma das quatro versões criadas à partir de 1617 e é um dos itens mais curiosos da coleção Brotherton. As miniaturas dos livros, estão contidas em uma caixa de madeira, disfarçada para parecer-se com um único e grande exemplar. Eram basicamente, os leitores de e-book (algo como um Kindle) do século XVII”.

Os livros dentro da caixa, são em formato de bolso, encadernados em pergaminho mole, com tiras de tecido colorido para marcar as páginas. Eles estão divididos em um catálogo na tampa frontal, organizado em três colunas de texto, dentro de uma estrutura arquitectónica de arcos e colunas, pintadas em folha vegetal. Cada exemplar contém o desenho de um anjo em folhas de ouro, segurando um rolo com a seguinte escritura: ”Gloria Deo” (Glória a Deus).

As miniaturas de livros, são uma coleção de cerca de 40 textos, principalmente clássicos, divididos em três seções: Teologia/Filosofia, História e Poesia. Entre os títulos, incluem obras de Cícero, Virgílio, Ovídio, Seneca, Horacio e Júlio César.

A biblioteca teria sido encomendada por William Hakewill (1574-1655) para um amigo, na virada do ano 1617/1618. Dentro de um período de cinco anos, ele encomendou outras três destas bibliotecas, para outros amigos ou clientes habituais.

Estes livros encontram-se em exposição na Biblioteca Britânica, na Biblioteca Huntington na Califórnia e no Museu de Arte de Toledo, Ohio.

O destinatário desta cópia da Universidade de Leeds, parece ter sido um membro da família irlandesa Madden, cujo brasão, está claramente pintado sob o catálogo dos livros na placa dianteira. Os manuscritos e livros raros, assim como a biblioteca jacobina itinerante em miniatura, logo estarão disponíveis para o público, graças a uma rodada de subvenções da Heritage Lottery Fund, conforme anunciado quarta-feira passada.

FONTE:
DailyMail? AQUI.
Jacobino*:
O período Jacobino inglês, refere-se ao momento da história inglesa e escocesa, que coincide com o Reinado de James I da Inglaterra (e VI da Escócia). Ele herdou a coroa inglesa da Rainha Tudor Elizabeth I, em 1603. A era jacobina sucede a era elisabetana e precede a era Carolinia e especificamente, denota um estilo de arquitetura, artes visuais, artes decorativas e literatura, que é predominante característico deste período. A palavra “jacobino” é derivada de Jacobus, a forma em latim do nome em inglês, James.


Confira mais fotos, abaixo:

1412528708870_wps_3_A_rare_miniature_travelli
1412528718302_wps_6_A_rare_miniature_travelli1412528726021_wps_7_A_rare_miniature_travelli
1412528732142_wps_10_A_rare_miniature_travelli

1412528739471_wps_11_A_rare_miniature_travelli
1412528748866_wps_13_A_rare_miniature_travelli
1412528758657_wps_16_A_rare_miniature_travelli
1412528766922_wps_18_A_rare_miniature_travelli
1412528870177_wps_27_A_rare_miniature_travelli

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s