A Ancestralidade Galesa Tudor e a Origem da Casa Real de Tudur

640px-coat_of_arms_of_henry_vii_of_england_1485-1509-svgAcredito que muitos saibam que os Tudors descendiam de Galeses, afinal, o próprio Henrique VII, fundador da Dinastia, era por nascimento um. A reivindicação de Henrique ao trono inglês, provinha de seu lado materno, a família Beaufort. Henrique VII por via materna, era descendente de John de Gaunt, por seu terceiro casamento com sua amante, Katherine Swynford (que depois tornaria-se sua esposa). Os filhos desta união, nasceram fora do casamento e apenas foram legitimados, após a morte de Constança de Lancaster, segunda esposa de Gaunt. Mesmo legitimados, os filhos de John e Katherine, foram impedidos de herdar o trono Inglês, uma estenose que foi ignorada em gerações posteriores; mas isto fica à cargo de outro artigo. Como sabemos muito bem sobre a linhagem materna de Henrique, hoje conheceremos um pouco melhor seu lado obscuro, suas raízes galesas.

Henrique VII era filho de Edmund Tudor – 1 Conde de Richmond, membro da família Tudor de Penmynydd, Norte do País de Gales (North Wales). Edmund era filho do segundo casamento de Catarina da Valois – Rainha consorte inglesa e esposa de Henrique V de 1420 à 1422 – e  seu marido, o soldado e cortesão galês, Owen Tudor. Catarina de Valois, foi filha de Charles VI da França e Isabella da Bavária, pertencendo à Casa Real francesa de Valois.

Owain ap Maredudd ap Tewdwr, por sua vez, mais conhecido como Owain Tudor, descendia da família real galesa, mais especificamente, de uma filha do príncipe galês Rhys ap Gruffydd da Casa Real de Dinefwr. O que faremos hoje, é traçar a árvore genealógica de Henrique VII – o fundador da Dinastia Tudor- até o fundador da Casa real galesa de Tudor.

Henrique VII
I
Edmund Tudor
l
Owen Tudor
I
Maredydd ap Tudur
I
Tudur ap Goronwy
l
Goronwy ap Tudur Hen – Lord of Penmynydd
l
Tudur Hen, também conhecido como Tudur ap Goronwy 
l
Goronwy ab Ednyfed
I
Ednyfed Fychan

Goronwy ab Ednyfed, filho de Ednyfed Fychan, foi o pai da Casa Real galesa de Tudur ou Tudor de Penmynydd. Ele foi um senechal de Llywelyn ap Gruffudd, último soberano príncipe de Gales, antes de ser conquistada por Eduardo I. Ele também foi descendente distante de Marchudd ap Cynan, Senhor de Rhos, Lord Protetor de Rhodri Mawr e Rei de Gwynedd, registrado nos documentos de bardos galeses denominados ”As quinze tribos de Gwynedd”, ou ”As quinze tribos de Gales”. Este documento, é uma classe de listas genealógicas, compiladas por bardos galeses em meados do século XV. Elas baseavam-se na premissa de que muitas das principais famílias galesas do período, poderiam traçar suas linhagens até as ”Tribos Reais de Gales” ou as ”Quinze Tribos Nobres de Gwynedd”. A Casa galesa de Tudur, também alegava ser descendente de Cadrawd Calchfynydd, Rei dos Britanos (que falavam a língua celta insular, conhecida como celta comum) do obscuro (com registros escassos) reino de  Calchfynydd.

Como podem ver, mostramos apenas a ponta do iceberg da linhagem nobre galesa da casa Tudor, porém, já é o suficiente para mostrar as raízes galesas desta dinastia tão famosa e suas possíveis raízes celtas.

Para mais informações, acesse:
Margaret Beaufort: AQUI.

Henrique VII e a conexão do País de Gales com as Casas Reais Inglesas: AQUI.

Welsh Flag jpeg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s