O Chapéu de Sustentação de Henrique VIII

Cap-of-maintenance-Waterford

Muitos acreditam, que este Chapéu do início do século XVI, é o único item pessoal do guarda-roupa do monarca Tudor, Henrique VIII, que ainda existe. Esta formal peça de vestuário, foi originalmente designada, para ser usada por baixo da coroa Real. No entanto, no ano de 1536, o monarca enviou o chapéu – juntamente com uma espada cerimonial – para a Irlanda, como um presente para o prefeito da cidade de Waterford. Podemos ler a carta que acompanhou os presentes (abaixo):

“E agora, neste momento, como uma lembrança e indício de nossos favores, lhe enviamos por este mensageiro, um chapéu de sustentação, para ser usado as vezes, quando necessário, por você o prefeito e maior oficial desta dita cidade.”(McEneaney & Ryan 2004, p. 122).

O chapéu foi confeccionado em veludo vermelho, na cidade italiana de Lucca. Foi utilizado também, barbatana de baleia, para endurecer o chapéu e dar sustento para a coroa. Este tipo de barbatana, foi usada em corsets femininos ao longo do século, mas esta é possivelmente, a mais antiga barbatana de vestuário, sobrevivente em um traje. No bordado, podemos ver a emblemática Rosa Tudor, junto com margaridas, que também são particularmente significativas, todos os bordados foram feitos com fios de ouro. Henrique VIII amava margaridas, em memória à sua avó Margaret Beaufort. A avó de Henrique, foi uma descendente direta de Eduardo III, a detentora da única pretensão real, que Henrique VII possuía. A medida do chapéu, é de 116 milímetros de altura, por 397 milímetros de diâmetro.

William Wyse também beneficiou-se pessoalmente com o reinado de Henrique VIII. Quando o monarca dissolveu os monasterios da Inglaterra e Irlanda, Wyse recebeu de Henrique, milhares de hectares de terras da igreja.

O reinado do Rei Henrique VIII, marcou o ponto alto do sucesso e progresso da cidade de Waterford, na renascença. O chapéu, assim como a espada cerimonial, estão em exposição no Museu Medieval, na cidade irlandesa de Waterford.

Urbs Intacta Manet Waterfordia (uma volta no tempo):
O rei Henrique VII, foi o primeiro monarca Tudor a governar como rei da Inglaterra e Senhor da Irlanda. Ele subiu ao trono, após um longo período de turbulência política e guerra civil, conhecida como a ”Guerra das Rosas”.

Henrique VII, concedeu a Waterford seu lema: Urbs Intacta Manet Waterfordia – Waterford continua sendo a cidade não tomada por conflitos, em reconhecimento à lealdade que seu povo nutriu pelo monarca. Também, em reconhecimento a lealdade pessoal do comerciante de Waterford, John Wyse, Henrique VII convidou o filho de John – William – para ser criado e educado com a família real na Inglaterra. William tornou-se particularmente afeiçoado ao filho mais novo de Henrique VII, que herdou após a morte de Arthur Tudor, o trono inglês, como Henrique VIII. Henrique também, foi o primeiro rei Inglês a adotar formalmente o título de Rei da Irlanda.

William Wyse:
William Wyse, obteve uma poderosa posição na Corte real em Londres, como grande amigo e confidente do Rei. Nada menos do que três cartas régias, foram dadas para a cidade de Waterford pelo rei Henrique VIII e duas delas estão em exposição no Museu Medieval.

Após o retorno de William Wyse para Waterford, ele foi eleito prefeito em 1534 e continuou a ser um leal amigo do rei, principalmente durante a rebelião que estourou naquele ano em Dublin. Em 1536, William voltou à Londres como embaixador de Waterford, para a Corte Real. Naquele mesmo ano, o rei, em reconhecimento ao apoio e lealdade de Waterford, pediu para William Wyse, que entregasse ao prefeito da cidade, uma espada de notável corte e o chapéu acima, como símbolo da boa vontade do monarca.

FONTES:
Waterford Treasures: AQUI.

cap_sq2_300_260_c1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s