Guia Cambridge de Shakespeare

10592679_622735744507549_4763258328203703061_nNOME: Guia Cambridge de Shakespeare
AUTOR: Emma Smith
EDITORA: LPM 
PÁGINAS: 288
IDIOMA: Português (Brasil)
Capa: Brochura
Assunto: Artes (teatro)

Prévia:
Para uns, o grande nome das letras inglesas. Para outros, um dos maiores gênios de todos os tempos. Para alguns, o inventor da condição humana.
A obra de William Shakespeare (1564-1616) é tão incontornável quanto são variadas as informações e interpretações sobre seus trabalhos. Porém, hoje nem sempre é fácil penetrar e compreender toda a riqueza e a complexidade de suas peças – que, no entanto, durante a vida do autor eram encenadas para o grande público.

O objetivo deste volume é facilitar o acesso às suas obras: trata-se de um guia de referência que abrange cada uma das peças do autor, além dos sonetos, poemas e textos em colaboração. Cada seção é dedicada a um trabalho, que por sua vez é abordado sob quatro aspectos: sinopse do enredo; contexto de criação; histórico de principais montagens e interpretações.
Guia Cambridge de Shakespeare: uma leitura fácil e convidativa; a um só tempo um livro de introdução e um volume de cabeceira obrigatório para qualquer interessado pela inesgotável obra do bardo.

A obra shakespeariana é tão difundida em todo o mundo quanto são profundos e inesgotáveis seus significados e interpretações. Uma geração após a outra, virtualmente em todos os países e em todas as línguas, lê e relê clássicos como O Rei Lear, Hamlet, Macbeth, Romeu e Julieta; adaptações são feitas nos mais variados estilos, mídias e formatos; novas edições e traduções surgem a cada ano. Seus enredos e personagens fazem parte do legado da humanidade, e ninguém ousa arriscar uma data no futuro distante em que o bardo não mais terá o que nos dizer.

O Guia Cambridge de Shakespeare, pela primeira vez publicado no Brasil, mostra-se um título de referência essencial para leitores, espectadores, atores, diretores, roteiristas e dramaturgos interessados em melhor compreender algumas das mais importantes criações da literatura universal.

Num estilo conciso, mas jamais simplório ou simplificador, dedicando um capítulo a cada peça ou obra shakespeariana (são também abordados os sonetos, os poemas e obras em colaboração), Emma Smith propõe um volume de consulta, mas também uma espécie de introdução ao autor. São abordados sua vida pessoal, sua carreira como dramaturgo, o contexto de criação e veiculação de seus trabalhos, características do teatro elisabetano (dizia-se que a plateia “ouvia” uma peça, não “assistia”), a história de encenação e de publicação de cada texto, as principais linhas de interpretação e a polêmica da “questão da autoria” (já que há quem diga que Shakespeare não poderia ter escrito a obra a ele hoje atribuída).

Fartamente ilustrado e trazendo também dados numéricos sobre as obras, o Guia Cambridge de Shakespeare é um dos mais recentes e atualizados volumes a proporcionar uma visada sobre – e até mesmo uma porta de entrada para – um dos grandes monumentos culturais de todos os tempos.

Emma Smith é professora de graduação no Hertford College, Universidade de Oxford. É autora de vários artigos e obras sobre Shakespeare e o teatro renascentista, incluindo The Cambridge Introduction to Shakespeare (2007).

Críticas:
“Um livro […] magistralmente escrito e informativo que funciona como um guia de referência essencial.”New Books Magazine
“Até mesmo o shakespeariano mais erudito adquirirá conhecimento sobre as obras do bardo.” – The Independent

ONDE ENCONTRAR: AQUI.

vine3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s