A herança italiana Tudor

Elizabeth Woodville, peça chave para a herança italiana Tudor.
Elizabeth Woodville, peça chave para a herança italiana Tudor.

Lembram-se do artigo que fizemos sobre a ancestralidade espanhola Tudor? Pois bem, em minhas pesquisas descobri que eles descendiam de diversas casas Reais Européias, entre elas, uma famosa família italiana, que com certeza muitos que assistiram a série de TV ”Os Bórgias”, devem conhecer: Os Orsinis!

Os Orsinis foram uma família de nome e status proeminente na idade média e renascença italiana, tão conhecidos quanto os Sforza ou Medicis.

Os membros mais proeminentes desta família italiana, foram os papas Celestino III, Nicolau III e Bento XIII. Porém, era uma família grande e a parte Orsini dos Tudors, vinha da parte da mãe de Henrique VIII, Elizabeth de York.

Elizabeth de York, foi filha de Eduardo IV com sua esposa Elizabeth Woodville. Woodville não tinha muito sangue nobre correndo em suas veias, e é de sua mãe, que ela herdou o sangue Orsini. A mãe de Woodville foi Jacquetta de Luxemburgo, filha de Peter I, Conde de St. Pol e Margherita del Balzo (Margaret of Baux). Margherita por sua vez, foi filha de Francis de Baux (Francesco del Balzo) com Sueva Orsini. Chegamos então, ao mais recente ancestral Orsini de Henrique VIII.

Tive a incrível sorte de encontrar a árvore genealógica de Sueva na internet. Em meio a família Orsini, existem sobrenomes interligados, como Sabran, Agould, Baux (Balzo), Montfort, Ruffo, Aldobrandeschi, Stendarto, Aquino, Aquaviva, Arce e Celano.

Podemos concluir que a família descende de inúmeras outras famílias italianas e francesas. Agora sim, com estes nomes, consegui rastrear o ancestral de Sueva. Seu nome foi Gentille II, filho de Bertoldo (1250/1318). Ele foi senador de Roma e Gran Giustiziere do Reino de Nápoles; casou-se com Clarice Ruffo filha dos Condes de Catanzaro – uma poderosa dinastia calabresa. Foram chamados de a segunda linhagem do sul. A partir daí, a família fez casamentos entre toda a nobreza européia, partindo para famílias espanholas, francesas e inglesas, onde chegamos nos ancestrais de Henrique VIII por via materna.

Com base nisto, podemos então concluir que Henrique, sim, descendeu do coração nobre da família Orsini, assim como muitos outros nobres europeus.

Vou traçar aqui a linha de Henrique VIII até os Orsinis:

Henrique VIII
I
Elizabeth de York
I
Elizabeth Woodville
I
Jacquetta de Luxemburgo
I
Margherita del Balzo
I
Sueva Orsini

Brasão da família Orsini.

 

FONTES:
Wikitree
Wikipedia, ancestrais ingleses.

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Rayssa disse:

    Dinastia um tanto quanto… multiétnica. E sempre lembrada como a que consolidou o Estado Inglês e tida como inglesa – excluindo a ancestralidade galesa, porque também é britânica. Vivendo e aprendendo!

    1. tudorbrasil disse:

      O lado de Elizabeth de York, foi bastante misturado, o de Henrique VII nem tanto… De fato, tinham países de vários lugares da Europa!:)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s