A primeira aparição de Jane Seymour como Rainha consorte

henryandjane

Jane Seymour, havia casado-se com Henrique VIII três dias antes, porém, foi apenas em 2 de Junho de 1536, que ela fez sua primeira aparição pública como nova Rainha da Inglaterra. Naquele momento, Henrique e Jane, tinham de serem bastante cuidadosos, pois a execução de Ana ainda era recente, e haviam murmúrios na Corte e em todo o Reino, sobre a indecência deste novo e apressado matrimonio do Rei, apenas um dia após a morte de Ana Bolena. Mesmo com todos os comentários, Henrique e Jane estavam determinados a não deixar que a desaprovação pública os assombrassem e começaram sua nova vida juntos.

Elizabeth Norton, autora de ”Jane Seymour : O verdadeiro amor de Henrique VIII”, insiste que Jane ficou feliz em ser Rainha, apesar do fato de não termos nenhuma evidência que aponte para uma real ambição à Coroa. Em todo caso, após alguns dias de segredo em torno do novo (e controverso) casamento do Rei, este dia em questão, teria sido muito feliz, quando ela finalmente pode trajar as vestes Reais das duas mulheres que vieram antes dela. Jane era então, a Rainha da Inglaterra, e todos deviam conhecê-la!

Sir John Russell, descreveu o evento em uma carta a Lord Lisle, dizendo:

“A Rainha sentou como Rainha e foi servida por seus próprios servos. Eles foram empossados neste mesmo dia. O Rei e a Rainha, vieram neste mesmo dia, em seu grande barco à Greenwich, juntamente com sua Câmara Privada e Damas de Companhia. Posso garantir a você meu Senhor, que ela é uma senhora gentil como eu sempre soube, e justa como qualquer Rainha da cristandade. O Rei saiu do inferno ao céu, pela ternura desta e a para a maldição e infelicidade da outra…”

O discurso acima de Sir John Russel, é típico de alguém que não gostava de Ana, aproveitando para alegrar-se com sua queda do trono inglês. Devido a certa impopularidade de Ana dentro e fora da Corte, muitos consideraram que este novo casamento, seria melhor que o anterior. Apesar de apressado, muitos estavam satisfeitos e preferiram abafar os escândalos por trás da recente união. Jane parece ter causado uma boa impressão neste dia. De acordo com Norton, ela também estava feliz por criar sua família, o que é bastante natural para muitos.

Os comentários de Russel, não foram os únicos à respeito de Jane. Antony Wayte, escreveu em uma carta em 16 de junho, que Jane era “Uma senhora muito amável, na qual todos depositamos grande esperança…”. Outro disse, “É tão gentil quanto possível.”. Thomas Cromwell tinha também, muitos comentários sobre ela: ”Então eu acredito que Vossa Graça, escolheu uma senhora virtuosa e a mais dama que já viveu, muito diferente das condições da outra (Ana), elas variam como o dia e a noite…”.

A esta altura, Jane mostrou ser bastante diferente de Ana, agradando muito de seus opositores. Cromwell fez uma observação, dizendo que elas eram diferentes como o ”dia e a noite”. Até hoje, a questão da diferença entre as duas, é alvo de debate entre os historiadores, levantando hipóteses como: ”Será que Henrique apenas escolheu Jane, por esta ser tão diferente de Ana? Ou será que ele viu em Jane, uma opção mais segura para ele naquele momento de vida? Nunca saberemos ao certo, mas o que podemos afirmar, é que de fato, algo em Jane, despertou um profundo interesse e devoção em Henrique, tão grande ou maior que em Ana.

Estas dúvidas sempre existirão, o que podemos dizer, é que em sua primeira aparição na Corte, Jane parece ter causado uma boa impressão em meio a tantas dúvidas, medos e controvérsias, e isso seria muito útil para ela em seu breve reinado como Rainha Consorte da Inglaterra.

 

 FONTES:
The Tudor Enthusiast: AQUI.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s