A dama persa – Estaria a rainha grávida!?

Imagem
Não é novidade que muitos estudiosos levantam a hipótese de uma possível (ou possíveis) gravidez de Elizabeth, porém, o que chama a atenção de muitos, é este diferente retrato onde claramente podemos ver uma ruiva mulher em um vestido largo de gravidez. A pintura, anteriormente entitulada de  ”O retrato da Rainha”, levanta a possibilidade de que a “Rainha Virgem” teria tido filhos. Um misterioso soneto que fala sobre ”uma justa queixa sobre os injustos” é encontrado ao lado inferior direito da imagem. A pintura está em exposição em Hampton Court, no sul de Londres.
Vale lembrar, que após algumas controvérsias sobre uma possível gravidez da última monarca Tudor, levantada por este retrato, o ”Retrato da Rainha”, passou a ser chamado apenas de, ”O Retrato de uma dama”.

Muitos períodos da vida de Elizabeth I são largamente documentados, porém, alguns poucos anos, passaram-se quase inteiramente em branco, onde geralmente a Rainha é descrita como tendo retirado-se ao campo, local muito comum para passar uma gravidez secreta, longe da Corte e de todos que a cercavam.

O nome de Elizabeth é envolto em mistérios e conjecturas. Muitos estudiosos tentam entender melhor os tantos segredos que cercavam a corte Tudor Elizabetana e sua rainha, e um deles seria sua possível gravidez. Thomas Seymour, Robert Dudley? Não sabemos, as fichas são diversas. É possível que  Rainha tenha protegido um segredo já muito bem escondido reforçando sua imagem de virgem para afastar a afiada língua de opositores!? Talvez…

Iremos disponibilizar o dados da pintura, ressaltando seus detalhes e a tradução do soneto em inglês arcaico. A única opção que nos resta, é conjecturar com base nas informações que temos em mãos. E este é mais um, dos muitos mistérios que cercam a maior rainha que a Inglaterra já viu.

Deixaremos os dados à disposição e a conclusão em aberto, afinal, ninguém tem como afirmar nada.

Dados da pintura:

Pintura da Rainha de corpo inteiro em um fundo arborizado, trajando um solto vestido branco oriental, ricamente bordado com pássaros e flores. Em sua cabeça podemos notar um ornamentado véu persa, em seu pescoço um fio negro terminado em um anel amarrado e pérolas no braço direito. Elizabeth delicadamente coloca uma coroa de flores na cabeça de um veado; atrás dela podemos ver uma árvore frutífera com a seguinte descrição: Dolor est medicina e dolori. Em uma cártula está o seguinte soneto:

”A inquieta andorinha encaixa-se em minha inquieta mente
Ainda revive e renova seus erros
Ela apenas queixa-se do rude e cruel 
E toda a música, é o que prolonga minha vida
Com melancólicos pensamentos meu triste veado eu coroo.
Cujo as melancólicas lágrimas minha inquietação revela
Suas lágrimas em silêncio e meu horizonte desconhecido
São os remédios que minha doença curam 

Minha única esperança está nesta nobre árvore, que eu plantei em amor e cuidado
Mas tudo em vão, pois tarde agora, eu vejo a terra ser minha e a semente de outro

Minhas músicas podem ser plantas e minhas lágrimas remédios
Se isto é tudo fruto de meu amor plantado nesta árvore.”

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Rayssa disse:

    Adoro uma conspiração! KK’
    Nossa, é uma pintura um tanto quanto reveladora, que me faz pensar porque Elizabeth pousaria para um artista em tal condição. De qualquer forma, se foi identificado como ela a pintura tem seu fundo de verdade. Pode até ser que não seja ela, mas isso levanta a hipótese de que havia fofocas de bastardos reais e se há fumaça há fogo! Mas é claro que isso também pode ser coisa da minha cabeça, nunca defendi a suposta virgindade da Rainha.

    1. tudorbrasil disse:

      Esta foi a primeira coisa que me veio em mente, porque a rainha posaria em um retrato com traje tão ”inapropriado”, porém, como você disse, é um artigo para mostrar que os boatos existiram e estão ai, sendo ela ou não…
      Obrigada por comentar!=)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s