Filmes sobre o período Tudor que vieram para o Brasil

Elizabeth--The-Golden-Age-cate-blanchett-323243_1280_1024
Infelizmente, não temos muitos filmes ou livros, que retratem o período Tudor, sendo vendidos aqui no Brasil, porém, ótimas produções vieram para cá e merecem ser citadas. Vou tentar colocar, juntamente com um enredo rápido e locais onde são vendidos, filmes que vieram para cá e são de fácil acesso aos curiosos sobre a dinastia! Dicas de outros títulos, serão mais que bem vindas! Vale lembrar que não ganhamos um centavo com este artigo, apenas a gratidão em poder introduzir novos curiosos à este período maravilhoso da história!

A OUTRA (THE OTHER BOLEYN GIRL – 2008):
Onde comprar: Submarino.

O filme, narra a história baseada no romance de Philippa Gregory, (The Other Boleyn Girl) de Maria Bolena, a irmã de Ana Bolena, que também envolveu-se com o monarca Henrique VIII.
Nele, vemos uma Ana Bolena bastante controladora e rancorosa, bastante diferente de sua irmã a doce e pura Maria Bolena. Claro, é apenas uma adaptação de um romance (ou seja, não é factual), mas o lindíssimo figurino, clima obscuro e fotografia, são dignos de elogios, sem falar, claro, da atuação (desculpem-me o trocadilho) majestosa de Natalie Portman.

A Rainha Tirana (The Virgin Queen 1955):
Onde comprar: MERCADO LIVRE.

Bette Davis, encara com maestria, o desafio de interpretar uma das mais célebres rainhas, Elizabeth I.
A história, é focada em uma Elizabeth mais madura e sua atração pelo mais jovem Sir Walter Raleigh, tudo envolto em um incrível clima Tudor hollywoodiano, lindíssimo, digno de ser assistido!

Elizabeth (Elizabeth 1998):
Onde Comprar: Submarino.

Cate Blanchett, estrela neste filme, que mostra a vida de Elizabeth I um pouco antes de ser rainha, até o início de sua vida como nova monarca inglesa. Podemos ver seu affair com Dudley, um de seus primeiros casos amorosos, e o rompante termino, que segundo muitos acreditam, foi um de seus motivos para ser casada apenas com seu país.

Elizabeth: A Era de Ouro (Elizabeth: The Golden Age 1998):
Onde Comprar: SARAIVA.

A continuação do filme Elizabeth, estrelando Cate Blanchett no papel da Rainha Britânica, mostra uma Elizabeth mais madura, já beirando os 50 anos, e sua paixão por Sir Walter Raleigh, juntamente com seus conflitos com a armada espanhola. Um filme brilhantemente dirigido, ouso dizer, melhor que o primeiro.

Anônimo (Anonymous 2011):
Onde comprar: SARAIVA.

Este filme, narra uma das grandes teorias conspiratórias à respeito do grande dramaturgo inglês William Shakespeare e sua relação com a rainha Elizabeth I. Diferente de tudo o que você já assistiu sobre o período, é sem dúvidas um filme muito intrigante e aguça sua mente a tentar entender as controversas relações políticas inglesas no período Elizabetano. Devo dizer que o assunto abordado é para a maioria dos acadêmicos Tudor ou Shakespearianos, bastante absurdo.

Ana dos Mil Dias (Anne of thousando days 1969):
Onde Comprar: AMERICANAS.

O melhor filme para um curioso Tudor, sobre a vida de Ana Bolena. Ele mostra a vida de Ana, perto de virar Rainha e até sua execução.
Com atuações brilhantes, figurino aprimorado, danças, banquetes, músicas e poemas bastante precisos, é uma maravilhosa porta de entrada, para um rápido vislumbre de algo parecido com a Corte Tudor de Henrique VIII. Um clássico Tudor dos cinemas, recomendo A TODOS!

O Homem que não vendeu sua alma (A man for all seasons 1966):
Onde Comprar: LIVRARIA DA FOLHA.

Um outro clássico, desta vez sobre a posição de Thomas More, Lord Chanceler à respeito da segunda união de Henrique VIII com Ana Bolena e o divórcio com a espanhola Catarina de Aragão. Um ótimo filme para ilustrar parte da vida do autor de ”UTOPIA” e seu trágico fim.

Maria Stuart – Rainha da Escócia (Mary Queen of Scots – 1936):
Onde Comprar: SARAIVA.

Filme épico sobre a vida de Maria Stuart. Narra inicialmente sua chegada da França para iniciar o seu reinado na Escócia, grande preocupação por parte de Elizabeth I, considerando controversas afirmações britânicas sobre seu direito ao trono inglês.

Ana Bolena (Anne Boleyn 1920):
Onde Comprar: SUBMARINO.

Uma magnífica fantasia, inspirada no conto de fadas das Mil e Uma Noites numa suntuosa recriação histórica. O tirano Henrique VIII, interpretado por Emil Jannings, contrasta com a inocente Ana Bolena de Henny Porten. Baseia-se no roteiro de Norbert Falk (Fred Orbing) e Hans Kräly, que mostra o drama de Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII.

O Gavião do Mar (The sea Hawk 1940):
Onde Comprar: LIVRARIA DA FOLHA.

Geoffrey Thorpe é o destemido capitão de navio pirata inglês que, em nome e para o bem de seu país, pretende saquear os navios espanhóis. Mas numa dessas abordagens ele encontra a bela Doña Maria (Brenda Marshall), por quem se apaixona imediatamente. O filme foi indicado para os Oscars de melhor direção de Arte, efeitos especiais, som e trilha sonora.

Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in love 1998):
Onde Comprar: SARAIVA.

O jovem astro do teatro londrino, William Shakespeare, sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça. Um dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibitivo no final do século XVI. Para burlar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, que começou a fluir e passou a dar vazão ao amor entre os dois. O que eles não contavam era com o casamento arranjado pela família entre Viola e Lorde Wessex.

Meu Reino por um Amor (The Private Lives of Elizabeth and Essex 1938):
Onde Comprar: Americanas.

Este filme teve Bette Davis no papel de Elizabeth, assim como em Rainha tirana, porém, este, mostra uma outra parte da vida de Elizabeth I e foca em um suposto affair com Robert Devereux.
Sinopse:

O filme narra o relacionamento tanto político quanto pessoal entre a rainha inglesa Elizabeth I e Robert Devereux, conde de Essex que, durante algum tempo, chegou a ser seu favorito.

Devereux era muito inteligente, ativo e loquaz, além de bom estrategista militar. Era também descendente do rei Henrique IV, além de aparentado da própria rainha. Infelizmente, seu orgulho e arrogância  dificultaram sua vida entre as intrigas da corte britânica de seu tempo.

Os amores de Henrique VIII (The Private Life of Henry VIII 1933):
Onde Comprar: Americanas.

Quem assistiu o filme Young Bess, conhece muito bem Charles Laughton como Henrique VIII, mas foi neste papel, que o ator ficou imortalizado como o monarca Tudor. Este filme conta a história de Henrique e suas últimas 5 esposas (começa com Ana Bolena). Situado quase totalmente dentro do castelo real, o filme começa um pouco antes da morte de sua segunda esposa, Ana Bolena, e termina logo após seu casamento com a sexta, Catarina Par.

Maria Stuart – Rainha da Escócia (Mary, Queen of Scots 1971):
Onde Comprar: Saraiva.

Este filme trás Vanessa Redgrave (Ana Bolena em ”O homem que não vendeu sua alma” e Elizabeth I em ”Anônimo”) como Maria Stuart, Rainha dos Escoceses. O filme conta com Glenda Jackson (que fez Elizabeth na série da BBC ”Elizabeth R”), como Elizabeth I.
Sinopse:
Escócia, século XVI, Mary Stuart (Vanessa Redgrave) que foi nomeada Rainha da Escócia aos seis dias de idade, é a ultima Rainha católica da Escócia. Aos vinte e três anos de idade, ela é aprisionada pela Rainha da Inglaterra Elizabeth (Glenda Jackson) sua arqui-inimiga. O confronto entre duas é desigual. Enquanto Mary é primeiro mulher e depois rainha, Elizabeth é exatamente o oposto. Nove anos depois, a vida de Mary está para terminar no cadafalso e com sua execução acaba a última ameaça ao trono de Elizabeth que se mostra muito mais articuladora e menos sujeita a traições, Mary, no entanto tem de lutar contra inimigos de todos os lados, inclusive seu próprio irmão. Um destino sóbrio a aguarda.

Poder e Traição (Gunpowder, Treason and Plot 2004):
Onde Comprar: Mercado Livre.

O filme fala sobre Maria Stuart. Após passar sua infância na França, Maria retorna à Escócia para assumir seu trono como rainha. Jovem, cristã e inexperiente, ela vai enfrentar vários inimigos. Tramando contra ela estão: seu marido, seu meio-irmão e sua prima e rival, a Rainha da Inglaterra Elizabeth I. Envolta em conspirações, Maria passa seu tempo tentando contorná-las. Mais um filme para entendermos melhor a vida de Maria.

O Fora-da-lei de Deus (God’s Outlaw 1986):
Onde Comprar: Mercado Livre.

O filme conta a história dramatizada de William Tyndale, um acadêmico e pastor protestante inglês do século XVI. Tyndale foi um reformista determinado em traduzir a bíblia para o Inglês, até então um ato ilegal que ia contra a igreja católica, Sir Thomas More e o monarca Tudor, Henrique VIII. Por este motivo, é por muitos protestantes, considerado um filme gospel, mas acima de tudo, um ótimo documento histórico cinematográfico.

Não ia incluir nesta categoria, afinal, não é filme, é série, mas como muitos comentaram…

Os Tudors (The Tudors 2007/2010):
Onde Comprar: Americanas.

A série é controversa, ao mesmo tempo que possui bastante críticos do período desgostosos, possui muitos amantes. O fato de odiarem, é que infelizmente, ela não é fiel em muitos aspectos, como vestuário, pontos na história, aparência de personagens e etc. Para mim, o que mais incomoda na série, é simplesmente a falta de alguns personagens históricos, como Margaret Tudor, que na serie, é uma bizarra mistura das duas irmãs do monarca, Maria + Margaret (esta, apenas pelo nome) e colocaram uma história com muitos furos e mitos para a mesma.
Como possuí 4 temporadas, e foi até hoje, a produção de TV que mais abordou a Dinastia britânica. Vale à pena assistir, pois muitos pontos citados, são fiéis a história, mas depois de terminar a série, recomendo comprar o livro ”As seis esposas de Henrique VIII” de Antonia Fraser, para entender pontos adicionais da história e desmistifcar outros.

CONHECE MAIS ALGUM TÍTULO? MANDE PARA NÓS!

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Land Walker disse:

    E a série The Shadow of The Tower?

    1. tudorbrasil disse:

      Ela nunca veio oficialmente ao Brasil. Neste artigo citamos apenas os que vendem e vieram ao Brasil. A série da BBC The Shadow of The Tower, pode ser encontrada no AMAZON ou site da BBC, porém, apenas em inglês…=/

  2. Land Walker disse:

    Sim, pensei que, porventura, tivesse passado numa sessão da tarde da vida. Obrigado!

    1. tudorbrasil disse:

      Duvido muito, é uma série, e muito densa para passar na Globo.
      Quem sabe um dia, algum canal não se anima e passa a série né!?
      Seria ótimo!:)

  3. Beatriz Cruz disse:

    Olá!
    Deixo a dica (que com certeza você já deve ter assistido) da minissérie Elizabeth I: The Virgin Queen (2005)
    http://www.bbc.co.uk/drama/virginqueen/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s