O coração de Ana Bolena

anaimagem
Após a execução de Ana Bolena, um grande número de histórias surgiram há respeito da retirada de seu corpo da Torre de Londres para ser enterrado em outro lugar…

Paralelamente, outras lendas surgiram à respeito do paradeiro de seu coração, que supostamente teria sido roubado e escondido.

Uma destas lendas nos leva a igreja de St. Mary em Erwarton, Suffolk, onde acreditam que Ana Bolena tenha solicitado que seu coração fosse enterrado após sua morte.

O tio de Ana, Sir Phillip Calthorpe, que casou-se com sua tia, possuía uma grande mansão Tudor. Reza a lenda que Ana Bolena passou algum tempo lá quando era criança e novamente antes de sua execução, disseram que a mesma disse ter passado lá, os dias mais felizes da sua vida.

Durante as reformas ocorridas no salão da mansão em 1837-38, uma caixa de latão em forma de coração contendo pó em seu interior, foi descoberta nas paredes da capela-mor. A caixa foi enterrada abaixo do órgão com uma pequena placa marcando o local e referindo que após sua execução na torre de Londres em 19 de Maio de 1536, o coração de Ana foi enterrado na igreja por seu tio, Sir Phillip Parker de Erwarton Hall.

A historiadora Alison Weir, acredita que a história seja altamente improvável, ”uma vez que o enterro de corações tenha saído de moda na Inglaterra desde o fim do século XIV”(Pág. 323). Ela diz também, que o tio em questão era na verdade Sir Phillip Calthorpe de Erwarton, que casou-se com Amy (ou Amata) Bolena, tia de Ana.

Sir Phillip Parker, um proprietário posterior da Mansão, possuía objetos originais Tudor demolidos na reconstrução do salão em 1575.

O atual salão Elizabethano atualmente é de propriedade privada não aberto ao público, porém, a igreja ainda pode ser visitada.

Embora agora esteja fechado, existiu também um interessante Pub local chamado The Erwarton Queen’s Head.

FONTES:

On the Tudor trail: AQUI.

heartannechurch

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s