Segundo especialista, Henrique VIII seria hoje classificado como psicopata

henryviii1
Um estudo sobre algumas das personalidades mais conhecidas da história, descobriu que apenas um, Henrique VIII, era um psicopata.

O professor Kevin Dutton avaliou dez personalidades mais conhecidas na Grã Bretanha a fim de determinar quais delas eram psicopatas.

Ele descobriu que Henrique VIII estava na mesma categoria que criminosos perigosos como Ian Brady e outros assassinos em série, porém, outros que pareciam ter o mesmo fim, não obtiveram a mesma classificação.

O estudo do professor Dutton foi inspirado pelo psicólogo William James, que afirmou que qualquer personagem classificado pela história como bem sucedido, era ou provavelmente possuía tendências psicopatas.

A teoria proposta era, que para ser bem sucedida, a pessoa tinha que mostrar o tipo de charme, egoísmo e crueldade comuns aos psicopatas.

Quando classificado com o ”espectro psicopata”, Henrique VIII – que decapitou duas de suas seis esposas, atingiu a marca de 174 pontos contra a marca inicial de um psicopata de 168.

Porém outras personalidades como o líder de guerra Winston Churchill, o poeta romântico Lord Byron e o famoso cientista Isaac Newton, obtiveram as menores pontuações dentro do índice. Isto parece um tanto difícil de acreditar e os ingleses se dizem aliviados de observar que Churchill parece ter escapado por pouco da classificação.

Lord Byron e Oscar Wilde também exibiram alguns traços psicopatas.
Lord Byron e Oscar Wilde também exibiram alguns traços psicopatas.

Charles Darwin, outra figura bem conceituada da história, marcou apenas 97 pontos – inferior à média de 112 para a maioria dos homens.

Prof Dutton, cujo livro, ”A sabedoria dos psicopatas – Lições de Vida de santos, espiões e assassinos em série” – será publicado no Reino Unido em setembro, disse que ficou surpreso com os resultados.

Dutton disse: Houve apenas um grande psicopata classificado. Henrique VIII marcou grande pontuação em todas as categorias, sendo 3 delas os níveis mais altos…

“Ele marcou alta pontuação em distanciamento emocional e crueldade fria – ambas as características de perigosos psicopatas.”

Outras personalidades também obtiveram pontuações em algumas das escalas – Lord Byron e Oscar Wilde, por exemplo, marcaram altas pontuações em Carisma e persuasão, obtendo também, pontuações menores em outros tópicos…

O líder de guerra Winston Churchill e Darwin, foram considerados abaixo da média.
Winston Churchill e Darwin, foram considerados abaixo da média.

As características que dizem que todos os psicopatas compartilham são: Maquiavelismo, egoísmo, capacidade de persuasão, coragem física, distanciamento emocional, rebeldia, sentimentos de alienação, espontaneidade sem amarras e frieza sobre pressão.

O objetivo do estudo de Dutton é mostrar que muitos dos traços possuídos por psicopatas podem ser benéficos e ao mesmo tempo necessário em alguns campos de trabalho.

“A psicopatia é um espectro. Muitas pessoas possuem algumas tendências psicopatas. Só porque uma pessoa é um psicopata, isso não a torna um serial killer.”

“Se você pegar um cirurgião, por exemplo”, disse Dutton. “Muitos já me disseram que se eles não forem capazes de possuir um tipo de desapego emocional que o impeça de ver um paciente como um filho, marido ou ente querido, eles não conseguiriam exercer este tipo de trabalho.”

Ele disse também que embora Henrique VIII tenha marcado a pontuação máxima em 3 diferentes categorias tornando-o um psicopata perigoso, existem na história psicopatas muito mais perigosos que ele, como por exemplo Hitler e Genghis Khan, com pontuações muito mais elevadas.

As dez figuras proeminentes na história avaliadas pelo Professor Dutton eram:

Charles Darwin
Isaac Newton
Henrique VIII
Elizabeth I
Charles Dickens
Freddie Mercury
Lord Byron
William Shakespeare
Winston Churchill
Oscar Wilde

Fontes:

News Sky.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s