Jogos e passatempos de inverno no período Tudor

Imagem

Durante os longos invernos ingleses, quando as atividades ao ar livre como pescaria, caça e equitação eram deixadas de lado, os Tudors aventuravam-se em formas mais calmas de entretenimento.

Robert Burton no livro ”Anatomy of Melancholy” (Anatomia da melancolia), publicado em 1621, relaciona os seguintes passatempos como entretenimentos adequados para o inverno: jogos de cartas, tabuleiros, dados, xadrez, músicas, bailes de máscaras, canto, danças, charadas, piadas, Shuffleboard, perguntas e respostas, contos alegres…”(Sim, A. pg. 190).

Em Prazeres e Passatempos da Inglaterra Tudor” Alison Sim, da uma breve descrição de algumas destas atividades populares.

Cartas:

Era um passatempo muito popular na Inglaterra Tudor, apesar de sua origem ser um tema discutível.

Alison acredita que tenha originado-se na China e levada para a Europa através do Egito ”Um pacote mameluco descoberto em Istambul, datado de cerca de 400 dC, assemelha-se muito aos primeiros baralhos italianos”(pg. 191).

Existem relatos espanhóis sobre as cartas datados de 1371 e anos mais tarde foram detalhadamente descritas na Suíça em 1377. Até o ano de 1400, elas eram produzidas na Alemanha e Suíça, tornando-se muito popular na Europa continental, porém, mesmo assim Alison afirma que “ninguém sabe realmente como elas chegaram a Inglaterra.” (Pág. 191)

Uma das primeiras referências ao ”jogo de baralho” está em uma carta de John Paston escrita à sua esposa Margaret em 1459. Ela perguntou sobre que tipo de entretenimentos um vizinho recentemente viúvo poderia desfrutar durante o natal, ao que ele respondeu que ”embora danças de casais não fossem permitidas, xadrez e jogos de cartas eram aceitos.” (Sim, pg. 192 ).

Uma lei votada pelo primeiro parlamento de Eduardo IV entre Novembro de 1461 e Maio de 1462 proibiu jogos de cartas nas residências familiares durante os doze dias de Natal.

Jogos de tabuleiro:

Além dos jogos de cartas, os jogos de tabuleiro eram bastante populares na Inglaterra Tudor.

Gamão, conhecido no período Tudor como ”tables” foi um dos jogos mais populares. Um tabuleiro de gamão com dados foi encontrado nos destroços do Navio Tudor Queen Mary.

Porém, nem todos os jogos de tabuleiro foram jogados em tabuleiros. Às vezes, eram feitos riscos de marcações no chão ou em outros lugares.

”Um tabuleiro de trilha e outro de gamão foram encontrados desenhados em uma tampa de barril no Mary Rose.”(pg. 191).

Não eram apenas marinheiros que jogavam tais passatempos, marcações de um tabuleiro de trilha, pode ser encontrada até hoje nos claustros da Abadia de Westminster.

Existiam outros jogos de tabuleiro populares, como Xadrez e Damas, Fox and Geese (onde um jogador é a raposa e outro o ganso, nele a raposa tenta criar estratégias para comer o ganso) entre outros…

De acordo com Alison Sim, o desenho de um tabuleiro de Fox and Geese pode ser encontrado em um banco de pedra na catedral de Gloucester, sugerindo que era jogado no século XV ” (pg. 191).

Eduardo IV parece ter gostado de jogar Fox and Geese em seu tempo livre, pois registros reais incluem pagamentos de ”duas foxis e 26 geese de prata cobertos com ouro” (pág. 191).

Baillard ou Jogos de bilhar:

Embora tenha o nome semelhante, este jogo não é o equivalente a moderna sinuca.

Baillard, é um jogo antigo que Luís XI jogava no século XV. Ele consistia em uma mesa de bilhar, tacos e bolas. Mary Queen of Scots era fã deste jogo, e reclamou que haviam tomado sua mesa de bilhar um mês antes de sua execução (Sim, pg. 190). Em 1588, o duque de Norfolk ganhou ”uma mesa de bilhar coberta por um pano verde, junto com três tacos e onze bolas”(Pg 190)

Jogos de Pinos:

Os Tudors também jogavam um tipo de boliche onde os pinos eram derrubados por uma bola.

Charles d'Angoulême e Luísa de Savóia jogando Xadrez.
Charles d’Angoulême e Luísa de Saboia jogando Xadrez.

Fontes:

Artigo traduzido do site  On the Tudor Trail: AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s