Imagem de virgem Maria descoberta em retrato de espião de Elizabeth I

ImagemEle foi um espião, protetor e protestante convicto de Elizabeth I com a missão de perseguir todos os que apoiavam o Papa e Roma.

Porém parece que uma trama de quase 500 anos foi descoberta, abaixo do retrato de Sir Francis Walsingham podemos ver sobre luz infravermelha, uma imagem secreta da virgem Maria segurando o bebê Jesus Cristo.

A pintura que também pode conter o esboço de José ou um anjo, é datada da década de 1580 e criada no auge da vida de Walsingham, enquanto ele servia como senhor tesoureiro e secretário de Elizabeth I.

Neste período, a Inglaterra apoiou abertamente uma guerra entre a Holanda contra a Espanha Católica, e Sir Francis estava usando sua enorme rede de espiões em toda a Inglaterra e Europa para proteger a Rainha das ameaças vindas de Roma.

No entanto, um estudo de arte Tudor de cinco anos pela National Portrait Gallery, de Londres, descobriu um importante retrato contendo imagens escondidas, descobertas após ter sido atingido com reflectografia infravermelha e raios-X.

Esta técnica permite que imagens escondidas abaixo de camadas de tinta possam ser descobertas sem danificar as obras.

“Ele poderia não ter gostado”, diz a especialista da galeria Dr. Tarnya Cooper, acrescentando: “O espião protestante pintando acima da imagem católica da virgem segurando o menino Jesus, faz você se perguntar se o artista não poderia estar desfrutando de uma piada interna sobre o custo destas perseguições”.

”Os católicos eram os inimigos absolutos dos ingleses neste período, então a ideia de que este retrato foi pintado acima de uma maravilhosa pintura católica, provavelmente teria sido bastante horrível para Walsingham.”

Imagem

“Não havia muita coisa que Walsingham não soubesse sobre o que ocorria nas cortes da Europa, ele possuía uma enorme rede de informantes, foi um homem extremamente astuto e alguém com uma reputação pública. Para alguém que não fosse particularmente interessado em Walsingham esta seria uma maneira inteligente de atingi-lo”.

Walsingham no entanto, não foi a única vítima, como podemos ver em uma versão de ”O flagelo de Cristo”, encontrado abaixo de um retrato de Thomas Sackville, estadista e poeta Tudor.

ImagemO retrato em questão é de Thomas Sackville, 1 º Conde de Dorset, datado de 1601, por um artista desconhecido. Acreditam que a imagem subjacente do flagelo, foi baseada em uma gravura de um trabalho que apareceu pela primeira vez em um afresco na Capela Borgherini em Roma por Sebastiano del Piombo inspirado em projetos de Michelangelo.

Como 120 telas foram digitalizadas a procura de imagens secretas e apenas duas escondiam alguma coisa, a galeria diz que é provável que as telas tenham sido propositalmente escolhidas.

Há também outros exemplos famosos de desenhos escondidos abaixo de pinturas.

A pintura de um general francês de Goya foi encontrada no Retrato do juiz espanhol Don Ramon Satue em uma galeria holandesa, especialistas afirmam que foi pintado por razões políticas.

Uma pintura do século XVI de Gerolamo Bassano chamada  ”O Sepulcro”, mantida em Washington DC, foi radiografada em um hospital local, onde descobriu que havia um retrato de um homem em trajes Tudor com a mão na cintura.

Alguns desses esboços secretos podem também ter ocorrido como forma dos artistas reciclarem suas telas.

“Foi realmente emocionante descobrir essas imagens abaixo dos retratos. A reutilização de painéis de madeira é um exemplo de reciclagem do período Tudor, que era uma parte essencial da vida no passado. E no entanto, as pessoas nos retratos pintados acima, provavelmente não conheciam as pinturas reais”, disse o Dr. Cooper.

Fontes:
National Portrait Gallery
Daily Mail UK

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s