Causa da Morte das Seis Esposas de Henrique VIII

SixWives
Após o artigo sobre ‘A Morte no Período Tudor’, naturalmente surgiram algumas dúvidas a respeito da causa mortis de cada uma das seis consortes do monarca Henrique VIII.
Deste modo, resolvemos desenvolver um artigo abordando tal questão, que é motivo de muitas dúvidas para os nossos leitores.

Catarina de Aragão – Primeira esposa de Henrique VIII:
Causa Mortis: É provável que tenha falecido de câncer. Durante seu embalsamamento, foi descoberta uma mancha negra em seu coração. Houve rumores de envenenamento, porém médicos modernos dizem que a coloração enegrecida do órgão, devia-se a doença, ainda não amplamente compreendida no período.

Ana Bolena – Segunda esposa de Henrique VIII:
Causa da morte: Ana Bolena foi acusada de adultério, incesto e de conspirar a morte do rei. Ela foi decapitada na manhã do dia 19 de Maio de 1536.

Jane Seymour – Terceira esposa de Henrique VIII:

Causa da morte: 12 dias após dar à luz ao tão sonhado herdeiro varão de Henrique VIII, Jane Seymour faleceu. Segundo Jennifer Loach, biógrafa do Rei Eduardo VI, a morte de Jane Seymour pode ter ocorrido devido a infecção de uma placenta retida. De acordo com a pesquisadora Alison Weir, a morte poderia ter sido causada por febre puerperal, devido a uma infecção bacteriana contraída durante o parto, ou uma lágrima que infectou seu períneo.

Ana de Cleves – Quarta esposa de Henrique VIII:
Causa da morte: Ana de Cleves morreu em Chelsea Old Manor no dia 16 de Julho de 1557, oito semanas antes de seu 42 aniversário. A provável causa de sua morte foi câncer, devido a rápida evolução da doença.

Catarina Howard – Quinta esposa de Henrique VIII:
Causa da Morte: Catarina foi acusada de adultério. Ela foi decapitada por volta das sete horas da manhã, na segunda-feira do dia 13 de fevereiro de 1542.

Catarina Parr – Sexta esposa de Henrique VIII:
Causa da morte: Catarina morreu de febre puerperal no dia 5 de Setembro de 1548, seis dias após dar à luz a sua tão sonhada filha, uma menina chamada Maria Seymour, fruto de seu relacionamento com Thomas Seymour, irmão da terceira consorte de Henrique VIII.

Imagem

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Tenho uma dúvida, pode me esclarecer se Jane Seymour tem alguma relação com a filha de Catarina Parr Maria Seymour?

    1. Tudor Brasil disse:

      Olá Tatiana! Jane era tia paterna de Maria, mas morreu muito antes dela nascer, portanto nunca a conheceu. 😉

  2. Amanda disse:

    Câncer, execução e parto. Depois câncer, execução e parto?…

    1. Tudor Brasil disse:

      A grosso modo, sim. No entanto, não sabemos a causa exata da morte de Catarina de Aragão e Ana de Cleves, sendo o câncer, o motivo mais provável. Já Catarina Parr e Jane Seymour, morreram por uma infecção contraída no parto, a primeira seis dias após dar à luz e a segunda, doze dias depois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s