Curiosidades que você provavelmente não sabe sobre Maria I

Mary_fanpop

Há quase 500 anos atrás, no dia 18 de Fevereiro de 1516 Maria I, a primeira mulher que efetivamente foi coroada rainha reinante da Inglaterra, nasceu. Com uma vida tão fascinante, embora trágica, pouco ainda é conhecido a respeito desta mulher, forte e cercada de mitos. Nada melhor então, que conhecer algumas curiosidades a respeito da filha mais velha de Henrique VIII.

Curiosidades sobre Maria Tudor:

1) Maria foi elevada a posição de ”herdeira da Inglaterra” ( nas palavras de seu pai) e recebeu uma grande educação, tal como treinamento para o cargo, até Henrique declará-la ilegitima em 1533, no desenrolar de seu divorcio com Catarina de Aragão.

2) Quando jovem, Maria fora descrita como ”uma das princesas mais atraentes e talentosas da Europa”. O poeta John Heywood, escreveu:Sua beleza brilha como uma estrela, dentro da noite fria'”. Sua pele delicada e seu cabelo louro/avermelhado eram especialmente admirados.

Mary01

03) Maria era uma excelente musicista, com um precoce talento, notado quando tinha apenas 2 anos. A princesa tocava virginal, alaúde e espineta. O embaixador imperial e o embaixador francês, certa vez comentaram sobre suas virtudes.
Como rainha, Maria encorajou tanto músicos, quanto artistas em geral. Ela foi patrona de Thomas Tallis, que compôs uma de suas maiores obras no período Mariano: ”Puer Natus est  Nobis”. Sua habilidade para aprender idiomas também era marcante, Maria falava fluentemente o francês e o latim e possuía bom entendimento de italiano e espanhol. Desde muito jovem, a fluência de Maria no Latim era considerada muito avançada. Quando Henry Parker, décimo Barão Morley (pai de Jane Bolena), dedicou a ela sua tradução de Aquino sobre a salvação angelical, ele ficou surpreendido por sua habilidade no latim e disse:

“Me lembro bem que vós chegaria aos 12 anos de idade, tão madura em língua latina, algo raro ao que sucede ao sexo feminino, que sua graça não só poderia perfeitamente ler, escrever e interpretar a Língua Latina, como além disso, traduzir qualquer texto difícil para a nossa língua”.

4)  A primeira rainha inglesa, adorava roupas e joias, chegando a tornar-se um ícone fashion. Seu guarda roupa, revela uma mulher que gastava bastante com materiais tais como sedas, veludos, tafetás, cetins, damasco, tecido de ouro e de prata, tudo suntuosamente bordado e cortado nos estilos mais recentes da moda francesa e veneziana.  Sua coleção de joias, na qual ela muito se orgulhava, foi dada a sua irmã Elizabeth pouco antes de sua morte. Uma soberba réplica de £ 3000, foi feita de seu vestido de noiva de cetim roxo e pano de prata, decorado com pérolas. Foi encomendado pela Catedral de Winchester para a comemoração do 450 º aniversário de casamento de Maria e Filipe de Espanha em julho de 1554.

marydress
5) Maria amava jogos, adquirindo com esse amor algumas dívidas. Após a queda de sua madrasta, Ana Bolena, Maria ao poucos retornou as boas graças do rei, tendo gasto 1/3 de sua “mesada” em jogos.

6) Era uma irmã afetuosa para Elizabeth e Eduardo, interessando-se por suas aulas e frequentemente comprando roupas e brinquedos. Os filhos mais novos de Henrique VIII passaram boa parte de sua infância juntos, morando na mesma residência. O “estranhamento” entre as princesas, não começou até a morte de seu pai, quando Elizabeth tornou-se adulta.

7) Maria teve muitos pretendentes, pouco mais que Elizabeth, e apaixonou-se profundamente por Filipe II, com quem se casou. Entretanto o sentimento não era recíproco. Quando se casaram, Maria era 11 anos mais velha, já estava na faixa dos 30 e um tanto envelhecida por seus problemas de saúde.

8) Ela foi corajosa, trabalhadora e possuía muita compreensão das complexidades do governo. Sua corajosa luta pelo trono em 1553, quando Eduardo VI  deserdou ela e a princesa Elizabeth em seu leito de morte, é uma das poucas revoltas bem-sucedidas das províncias contra Londres na história Inglesa.

9) A  rainha Maria era adorada e muito amada por seus empregados e damas de companhia, também era considerada misericordiosa com seus inimigos políticos. Ela concordou com muita relutância em executar sua prima, Jane Grey. Embora ela não tolerasse a heresia (surgindo daí as perseguições Marianas que levaram opositores protestantes a fogueira), ela não chegou a introduzir a Inquisição na Inglaterra. Seu objetivo era desenvolver um catolicismo revivido e renovado. Na realidade, a maioria silenciosa do seu povo não era contrário à reintrodução de práticas católicas e parece ter apreciado os aspectos cerimoniais.

10) Maria não era subserviente ao marido. Filipe na prática, nunca teve um papel ativo na corte, a ele era relegado o papel de rei consorte. Ela também nunca disse: “Quando eu morrer e me abrirem,  irão encontrar Calais dentro de meu coração.” A perda de Calais, última base da Inglaterra na França em 1558, foi angustiante para orgulho Inglês, mas também resolveu o problema sobre o que fazer com uma cara e mal fortificada relíquia abrigando muitos encrequeiros.

11) Maria era bastante míope.

12) Em maio de 1546, o jovem Príncipe Eduardo demonstrou certa preocupação com o comportamento de sua irmã mais velha, e pediu para sua madrasta Catarina Parr em carta, para que repreendesse a princesa, especialmente sobre suas danças, que de acordo com o herdeiro do trono: ”Não pertenciam a uma princesa cristã”.

13) Maria conheceu Filipe nos jardins de Wolvesey, no palácio do Bispo de Winchester, na noite de 23 de julho de 1554. Na rápida conversa que tiveram, o príncipe espanhol falou em sua língua nativa, enquanto a Rainha respondeu em francês. O casamento ocorreu dois dias depois.

14) Após assinar sua ilegitimidade e aceitar seu pai como chefe supremo da Igreja, Maria ganhou de presente do rei, uma imagem dele e de sua nova esposa, Jane Seymour e uma inscrição em latim: “A obediência leva à unidade, a unidade, a constância e uma mente tranquila, e estes são tesouros de valor inestimável. Porque Deus valorizou tanto a humildade que deu o seu único filho, um perfeito exemplar de modéstia, que em sua obediência ao seu pai divino, ensinou lições de obediência e devoção “.

15) Maria não é uma figura muito popular, por isso não é frequentemente retratada em filmes e produções de TV, porém, Maria foi interpretada por ninguém mais, nem menos que a inteligente…Lisa Simpson, no episódio: ”Margical History Tour”, Homer interpreta Henrique VIII e Marge se torna Margerine of Aragon!

mary por lisa

16) Para a chegada de Filipe em Londres em 1554, uma série de exibições foram realizadas. Uma delas, envolveu um acrobata da Espanha fazendo acrobacias sobre o telhado da Catedral de São Paulo. Maria havia sido igualmente entretida em sua cerimônia de coroação mais de um ano antes, quando um acrobata holandês equilibrou-se sobre o cata-vento da Catedral. Talvez o acrobata espanhol tenha realizado o mesmo truque, porém infelizmente, algo deu errado e o acrobata acabou morto.

17) Na ocasião de seu casamento, em 1554, Filipe deu a Maria um enorme diamante, o mesmo que Carlos V, seu pai, havia dado a sua mãe, Isabella de Portugal quando se casaram em 1526. Carlos V já possuia uma história com Maria. Anteriormente, ele havia repudiado a então pequena princesa, para casar com Isabella.

18) Até então (com exceção de Catarina Parr), o único texto publicado por uma mulher na Inglaterra, foi a tradução do livro de Thomas More ”História da Paixão”, por sua neta Maria Basset. Ela era dama de companhia da Rainha, e já havia dedicado para ela a tradução “História Eclesiástica” de Eusébio.

19)  Maria era fã do clássico prato inglês, morangos com creme. Ela adorava morangos e recebia muitos como forma de presente.

20) Em 1557, quando Maria declarou guerra a Henrique II França, a rainha enviou seu mensageiro a corte francesa para anunciar o conflito eminente. Henrique não estava, pois havia ido caçar por dois dias, quando retornou a corte, o mensageiro que lhe deu o recado, foi ”cortado” pelo rei, tudo por um único motivo: de acordo com Henrique, ele não poderia ouvir uma declaração de guerra vinda de uma mulher…

 21) Desde de menina, Maria praticava o costume de desenhar Valentine, algo como um “cartão” do dia dos namorados. Quando um Valentine era selecionado, um romance falso começava. Aos nove anos de idade, Maria escolheu seu tesoureiro da Casa Real, Richard Sydnor como seu par romântico. Em suas mensagens ao tesoureiro, Maria referia-se como “sua esposa e ele como seu marido”. No entanto Sydnor era um homem bastante doente, e encontrou dificuldades para manter este “romance”. A jovem princesa, queixou-se de brincadeira: “Vós tomais muito cuidado com sua gota … mais do que fazeis com sua esposa”.

be_my_valentine

Fontes:

Esse artigo foi traduzido do Site Mary Tudor por Jéssica Melo.

Anúncios

9 comentários Adicione o seu

  1. Rayssa disse:

    Esperando *-*

  2. georgeboleyn disse:

    Artigo maravilhoso! Realmente esclarecedor! Eu realmente não gostava muito da Maria I, mas depois de ler esse artigo comecei a mudar meus sentimentos por ela =)

    1. tudorbrasil disse:

      Maria foi uma mulher interessante, e infelizmente sabemos muito pouco sobre sua vida, pois acabou sendo ofuscada por seu pai e sua meio-irmã…Vamos esclarecer muitos outros fatos sobre a vida de Maria por aqui, aguarde!=)

      1. joelma disse:

        Maria nao tem pai

      2. tudorbrasil disse:

        Olá Joelma, tudo bem!?
        Claro que teve, seu pai foi Henrique VIII. =)

  3. Rayssa disse:

    12 e 21 são realmente muito interessantes (quem imaginaria isso da sanguinária católica?rs). Muito bom!

    1. tudorbrasil disse:

      De fato até o apelido sanguinária é um pouco forte demais, considerando que suas execuções não chegaram nem perto do número de execuções realizadas no reinado de seu pai…Mas sim, essa é uma nova forma de enxergar Maria I!=)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s