Ricardo III – O Último Rei Yorkista

sig_venetian

Nome: Ricardo III (Inglês: Richard III)
Nascimento: 02 de Outubro 1452 – Castelo Fotheringhay, Northamptonshire
Casa Real: York
Coroação: 06 de Julho de 1483
Reinado: 26 de Junho de 1483  até 22 de Agosto de 1485
Consorte: Ana Neville
Morte:
22 de Agosto de 1485 no campo de Bosworth, Leicestershire
Sepultamento: Greyfriars, Leicester – Obteve um novo sepultamento em 2014, na Catedral de Leicester.


Início da Vida:

Ricardo III e sua esposa Ana Neville.
Ricardo III e sua esposa Ana Neville.

Ricardo nasceu em Northamptonshire, Inglaterra, em 02 de Outubro de 1452. Ele chegou a este mundo sem muita expectativa de uma vida de poder ou reconhecimento. Era o filho mais jovem de Ricardo Plantageneta, 3 Duque de York e sua esposa, Cecília Neville. Acredita-se que Ricardo tenha passado seus primeiros anos no Castelo de Fotheringhay em Northamptonshire.

Ricardo III era apenas uma criança quando sua família, a Casa de York, envolveu-se em uma batalha contra os Lancasters para definir o controle do reino. Este longo e sangrento conflito civil hoje é conhecido como a Guerra das Rosas. Ricardo perdeu o pai, um tio e um de seus irmãos em dezembro 1460, lutando para a coroa. Seu outro irmão, Eduardo IV, marcou uma impressionante vitória contra o rei Henrique VI, e seus Lancasters em fevereiro do ano seguinte.

Quando Eduardo IV assumiu oficialmente o poder, em março 1461, o jovem Ricardo tornou-se um príncipe. Ele também recebeu o título de “Duque de Gloucester” e quando já possuía idade suficiente, passou a assumir os direitos e responsabilidades de alguém com status nobre. Durante este tempo, sem motivo aparente, Ricardo desenvolveu um certo grau menor de escoliose (muito amplificada a partir da peça homônima de Shakespeare, anos mais tarde).

Conflitos Políticos:

A Guerra das Rosas foi retomada em 1469, e o irmão de Ricardo perdeu o poder para Henrique VI em 1470, porém seria por pouco tempo, pois Eduardo IV recuperaria o trono no ano seguinte. A lealdade de Ricardo com seu irmão Eduardo durante este tempo, trouxe-lhe yorktudorrosesgrandes recompensas, incluindo terras que pertenceram aos opositores do Rei. Ele casou-se com Anne Neville, filha do Conde de Warwick, e juntos tiveram apenas um filho chamado Edward, nascido por volta de 1476.

No início da década de 1480, Ricardo III distinguiu-se na batalha. Ele ajudou seu irmão a invadir a Escócia e recebeu por seus esforços, uma área de Cumberland e o direito de outras terras. Seu papel na campanha contra a Escócia havia o destacado e aumentado seu poder.

Ascenção e queda:

Quando Eduardo IV morreu em 1483, seu filho mais velho tomou o poder como Eduardo V— o novo rei contava com apenas 12 anos na época. Como tio, Ricardo III tomou o poder de seu sobrinho em Maio de 1483. Ele nomeou-se Lord protetor do Rei, o que permitiu-lhe executar o governo.

Ricardo também colocou em andamento outros planos para que pudesse usurpar a coroa. Tanto Eduardo V quanto seu irmão mais novo, Ricardo, foram levados sob a custódia de Ricardo III. Os dois meninos foram aprisionados na Torre de Londres onde permaneceram até o resto de seus dias. Tal episódio entraria para a história como ”O mistérios dos príncipes na Torre”.

Lord Hastings, um conselheiro de confiança do rei Eduardo IV, foi executado sob a acusação de traição. Em 6 de julho de 1483, Ricardo III tornou-se oficialmente o novo Rei da Inglaterra.

Apesar de seu árduo esforço, Ricardo III reinou brevemente. Ele realizou algumas tentativas a fim de aliviar as tensões com os Lancaster, permitindo a transferência dos restos mortais de Henrique VI para a Capela de São Jorge. Ricardo também procurou melhorar as relações com a Escócia, ao concordar com um cessar-fogo. Apesar de suas tentativas, Ricardo III no entanto, continuou lutando contra seus adversários a fim de manter a coroa. No dia 22 de agosto de 1485, ele perdeu a vida na Batalha de Bosworth, onde foi derrotado por Henrique Tudor – que mais tarde tornaria-se o rei Henrique VII da Inglaterra. Registros afirmaram que Ricardo lutou bravamente e habilmente durante seus últimos momentos, mas ele foi cercado por 10 homens. O cronista Jean Molinet, diz que um galês atingiu-lhe um golpe mortal com uma alabarda no momento em que o cavalo de Ricardo prendeu-se sob o solo pantanoso. Dizem que os golpes foram tão violentos que o capacete entrou profundamente em seu crânio.

Richard III reconstruction
Reconstrução facial de Ricard III a partir de sua ossada.

Descoberta de seu corpo:

Em setembro de 2012, uma equipe de arqueólogos da Universidade de Leicester descobriu um esqueleto que alguns acreditavam ser os restos mortais de Ricardo III. Os restos foram descobertos no local onde outrora fora a antiga igreja de Grey Friars em Leicester, onde Ricardo III teria sido enterrado. A igreja havia sido destruída em 1530, e o terreno atualmente é um estacionamento de carros.

O esqueleto recuperado mostrou duas notáveis semelhanças com Ricardo III. De acordo com um relatório do Reuters, o falecido havia recebido um ferimento mortal de batalha na cabeça e possuía leve “escoliose”. As amostras de DNA foram obtidas a partir dos restos de uma irmã de Ricardo. Na segunda-feira, dia 04 de fevereiro de 2013, os resultados de DNA foram revelados e as suspeitas da equipe arqueológica foram confirmadas: Os restos de fato, pertenciam a Ricardo III.

A reconstrução facial de Ricardo III foi então realizada, mostrando um Ricardo muito parecido com seus retratos contemporâneos.

Logo após a notícia, os planos para enterrar o último Rei Plantageneta tiveram início. O local escolhido foi a Catedral de Leicester, não muito longe do local onde Ricardo III encontrou um triste fim.

Esqueleto de Ricardo III com descrições.
Esqueleto de Ricardo III com descrições.( Clique para aumentar!)

Fontes:

Biography.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s