O destino do colar de Ana Bolena

colarb

Hoje no Facebook, surgiu de uma leitora uma dúvida muito comum: Qual foi o destino do colar de Ana Bolena?
Com base nisso, resolvi fazer um artigo respondendo a essas dúvidas:

Primeiramente, não se sabe o destino do colar de Ana Bolena, o que temos são apenas especulações baseadas em fatos, tradições ou lendas…

Dizem que Elizabeth I, filha de Ana Bolena, teria herdado parte de suas jóias, sendo possível que ela tenha ficado com o colar, algumas pessoas vão mais adiante dizendo que suas pérolas foram usadas na coroa de Elizabeth, mas isso é especulação e não sabemos de nenhuma fonte que possa assegurar tal fato. Outros dizem que a coroa recuperou parte das jóias de Ana Bolena e que até mesmo Jane Seymour chegou a ficar com parte das jóias.

Na biografia de Ana Bolena escrita por Eric Ives, ele afirma que Henrique VIII “deu muitas das melhores jóias reais para Ana, como no caso, quatro pulseiras, que renderam a ela nada menos que 18 pedras de rubis.” (Ives, pg. 158 )

Curiosamente, ele não apenas recuperou as jóias reais, como também despojou Catarina de Aragão, sua primeira esposa, de suas próprias jóias, algo que obviamente não agradou-a e ela respondeu dizendo que seria um pecado que suas jóias fossem dadas para enfeitar “o escândalo da cristandade” (Ives pg. 158).

Se até mesmo Catarina de Aragão, que passou 26 anos ao lado de Henrique, teve que devolver suas jóias reais (além de suas próprias), é bastante razoável que Ana tenha sofrido um destino semelhante.

Alguns pertences pessoais de Ana, como seu livro de orações, sobreviveram a sua ”queda”, então pode ser que seu colar tenha sido recuperado por um leal simpatizante da causa Bolena e mantido a salvo até o reinado de sua filha, Elizabeth I.

O último boato de todos, é que o colar foi vendido e acabou virando parte das jóias da aristocracia francesa.

Prefiro acreditar que o colar de Ana tenha sido salvo por algum simpatizante e guardado por gerações assim como sua memória!

Fontes:

On the tudor trail: AQUI

Anúncios

9 comentários Adicione o seu

  1. Dani Fuller disse:

    Eu tb quero acreditar nisso… apesar de q dependendo de qual família foi parar… sempre acaba um engraçadinho se desfazendo. Q honra poder guardar essa joia pelo resto da vida hein!

    1. tudorbrasil disse:

      Realmente Dani Fuller, imagina a honra que seria ter uma jóia pertecente a uma grande mulher como Ana Bolena!? Espero que ele tenha sido muito bem guardado!

  2. Renato disse:

    Alguns pertences de Catarina de Aragão passaram para a posse se sua filha, Maria. Sendo assim, é provável que algum item de Ana Bolena tenha ido parar nas mãos de Elizabeth. Interessante também perceber que entre as últimas contas que a segunda esposa de Henrique VIII fez antes de ser presa e executada fora a aquisição de tecidos para confecção de vestidos para sua filha!

    1. tudorbrasil disse:

      Então, isso leva a mesma polêmica do colar ”AH”, pode ser que Elizabeth os tenha herdado e guardado em segredo. Prefiro acreditam que ele tenha ficado a salvo!rss..Obrigada por comentar!=)

  3. Enzo Novello disse:

    O que o Renato falou sobre a aquisição de tecidos para Elizabeth mostra a boa e dedicada mãe que Ana Bolena foi =DD

    1. tudorbrasil disse:

      Sem dúvidas Ana Bolena foi uma boa mãe, não consigo imaginar o contrário!=)

  4. Raah disse:

    Para mim é muito triste saber que o colar de Ana se perdeu nos tempos (pode nem existir mais), porém, li em algum lugar que as pérolas desse colar enfeitam a coroa da atual rainha, Elizabeth II. Não parece verossímil, mas nunca se sabe.

    1. tudorbrasil disse:

      Muitas pessoas levantam muitas hipóteses, eu particularmente não acredito, mas ninguem pode saber o destino exato, uma pena!=(

  5. Ariely disse:

    Sou completamente apaixonada pela história da Ana Bolena, adorei conhecer seu blog! Tem muitos fatos super interessantes, que eu ainda não tinha conhecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s