Ana Bolena Parte VI – Henrique VIII se apaixona

Imagem
Diferentemente do que muitos acreditam, Henrique VIII não apaixonou-se por Ana Bolena no evento ocorrido no Chateau Vert, ele provavelmente sequer deve tê-la notado, pois naquele período estava envolvendo-se com sua irmã, Maria Bolena.

David Starkey diz que Henrique VIII passou a notar Ana Bolena durante o inverno de 1524/1525, momento em que parou de frequentar os aposentos reais de sua então esposa Catarina de Aragão. Houve um evento neste período organizado pela corte chamado o Castelo da Lealdade em Greenwich Palace. Starkey diz que em 21 de dezembro de 1524 um arauto proclamou na câmara da Rainha que o rei havia dado a guarda do castelo para quatro donzelas da corte e que estas donzelas haviam delegado a proteção do castelo para 15 defensores.

Starkey acredita que Ana Bolena pode ter sido uma das 4 donzelas, porém não há nenhum registro para apoiar tal teoria. O evento contava com Thomas Wyatt, listado como um dos 15 defensores e Henry Percy, antigo affair de Ana Bolena. Henrique VIII estava disfarçado e segundo Starkey, ”o rei começou a bater em seus adversários, lançando um furioso ataque sobre Anthony Browne, homem que havia residido na corte francesa durante a estadia de Ana, o rei quase cortou parte de sua armadura no pescoço, deixando espaço para especulações como um certo exibicionismo para impressionar principalmente Ana Bolena.

Como sabemos, este período coincide com a queda de Wolsey que foi marcada pelo inicio da relação de Ana com o rei. Ana guardava certo rancor por Wolsey, por seu rompimento forçado com Henry Percy. George Cavendish acreditava, que o rompimento de Ana com Percy por ordens do Rei não foi devido a sua futura união com James Butler e sim por um certo desejo do rei de tê-la para si. Canvendish completou dizendo que o rei tentou esconder sua afeição não mais secreta, revelando seu segredo apenas a Wolsey.

Segundo historiadores, após a separação de Percy, Ana Bolena regressou ao lar de sua família em Hever Castle e apenas em 1525 ao retornar à corte, chamaria atenção do rei, pois sua amante Maria, estava grávida.

Eric Ives data o início oficial de seu relacionamento com Ana em 1526. Alisson Weir ressalta que na primavera de 1526 o rei encomendou a seus ourives quatro broches de ouro, um representando Vênus e o cupido, outro uma dama segurando um coração em sua mão, outro um homem deitado no colo de uma dama e o último uma senhora segurando uma coroa. No ano de 1527 em uma visita de embaixadores franceses à Greenwich, Ana Bolena é citada nos registros reais.

Após parar de frequentar os aposentos reais da Rainha, Henrique VIII, em agosto de 1527, pediu ao Papa uma dispensa para casar-se novamente. Podemos apenas especular que Ana tenha sido um dos motivos, afinal o pedido de dispensa abrangeu uma mulher relacionada com o Rei em primeiro grau de afinidade em um casamento proibido, poderia muito bem tal dama, ser irmã de sua amante atual, sendo assim o affair proibido.

FONTES:
Warnicke, Retha – The Rise and Fall of Anne Boleyn
Ives, Eric – The life and death of Anne Boleyn
Weir Alison – As seis esposas de Henrique VIII


Anne-Boleyn-anne-boleyn-12982456-1450-965

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. luelma de Jesus Silva disse:

    Estou assistindo a esta Serie The Tudors… estou na 3 Temporada e achei muito interessante as informações a aquii contidas pois podemos cruzar os dados e assim fazer um comparativo entre Ficção e Realidade. Pois mesmo a série ser baseada na Biografia do Monarca Inglês é um obra ficcionária e muitos fatos são alterados com o intuito de entreter o público…. tirando alguns detalhes estou gostando muito da Série e também de todas as informaçoes que estou econtrado aqui…

    1. tudorbrasil disse:

      Que bom que gostou Luelma!
      Realmente temos que aprender a separar a ficção da realidade, pois muito contido nesta série é com intuito de entreter, porém temos de admitir que é sempre bom ver algo mais sobre os Tudors por ai, não!?
      Obrigada por comentar!=)

  2. Aninha disse:

    Adorei a série!

    1. tudorbrasil disse:

      É uma boa série né!?
      Obrigada por comentar!=)

  3. A Era Tudor realmente fascina…..a série na Tv impressionante. Afinal entender realidade e ficção nos torna um pouco mais cultos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s