Elizabeth Bolena (Howard)

Imagem
Kristin Scott Thomas interpreta Elizabeth Bolena no filme ”A Outra”.

Elizabeth Howard nasceu entre 1480-1486 no Castelo de Arundel, em Sussex. Ela era a filha mais velha de Thomas Howard, 2 º Duque de Norfolk e sua primeira esposa Elizabeth Tilney. Através de seu pai, ela era descendente direta do Rei Eduardo I. Apesar de ser membro da prestigiosa família Howard, surpreendentemente sabemos muito pouco sobre sua vida.

Após a derrota do Rei Ricardo III (que foi morto na batalha de Bosworth e sucedido por Henrique VII), a família Howard conseguiu favores reais com o novo monarca, tendo seus títulos restaurados em 1514. Como era típico de famílias nobres, quando jovem, Elizabeth foi enviada para a corte para servir Elizabeth de York.

Vida na corte:

Após a morte de Henrique VII, Elizabeth permaneceu na corte e começou a servir como dama de companhia de Catarina de Aragão. Historicamente registrada como sendo uma mulher atraente, circulavam rumores de que Henrique VIII havia tido um affair com Elizabeth depois que subiu ao trono. Muitos historiadores tendem a desconsiderar tal afirmação devido ao fato de Henrique não ter mencionado qualquer envolvimento com ela quando pediu dispensa papal para casar-se com Ana Bolena. Quando foi alegado que Henrique havia tido um caso com ambas as irmãs Bolena e sua mãe, é dito que o Rei respondeu aos boatos: “Nunca com a mãe!” Elizabeth, no entanto, chamou a atenção de um ambicioso membro da corte conhecido como Thomas Bolena.

Esposa e mãe:

Em algum momento entre 1498-1499, Elizabeth casou-se com Thomas Bolena, um jovem cortesão e diplomata, que também serviu na corte de Henrique VII. Através de seu sindicato, Elizabeth ganhou os títulos de condessa de Ormond e Viscondessa de Rochford.

De acordo com os escritos de Thomas Bolena, Elizabeth engravidou muitas vezes nos primeiros anos de seu casamento. Acredita-se que ela tenha tido cinco gestações, das quais três de seus filhos (Maria, Ana e George) sobreviveram até a idade adulta.

Entre 1518-1521, os Bolena estavam vivendo na França, onde Thomas estava servindo como embaixador Inglês. É neste momento que suas filhas, Maria e Ana estavam servindo na corte francesa como damas de companhia da Rainha Claude.

Segundo o historiador M.L. Bruce, Thomas e Elizabeth desenvolveram um “sentimento de desgosto” por sua filha Maria, no decorrer de seu caso com o rei Francisco da França. Mais tarde, o núncio apostólico na França, iria gravar que o monarca francês havia referido-se a Maria como “minha égua Inglesa”, e mais tarde em sua vida descrito-a como “uma grande prostituta, infame sobre tudo”. Na tentativa de limpar seu nome, Thomas e Elizabeth arranjaram um casamento entre Maria e Sir William Carey, um favorito de Henrique VIII. Tal decisão iria mostrar-se irônica, pois mais tarde Maria tornaria-se amante de Henrique VIII. Após a morte de seu primeiro marido, Maria fugiu com o plebeu William Stafford em 1535. Elizabeth Bolena junto com o resto da família baniram Maria da corte por violação real de etiqueta.

Ao contrário de Maria, Ana teve uma estreita relação com sua mãe. Elizabeth havia sido encarregada da educação de seus filhos no inicio de suas vidas e disse ter ensinado música, religião, leitura, escrita e bordados. Quando Ana começou sua relação com Henrique, Elizabeth foi quem acompanhou-a na corte, mantendo um olhar atento sobre sua filha. Ela continuaria a fazer parte da corte ao lado de Ana e é considerado que seu nome tenha influênciado (junto com o nome de Elizabeth de York) a escolha do nome de sua neta, filha de Ana com Henrique, a futura Rainha Elizabeth I.

A queda de Ana Bolena:

Não sabe-se como Elizabeth sentiu-se à respeito do escândalo que levaria à execução de dois de seus filhos, o descascamento de títulos de seu marido e o abastardamento de sua neta. Também não sabemos se ela esteve presente em suas execuções. O que se sabe é que ela calmamente retirou-se para o campo Inglês e morreu em 03 de abril de 1538 em Abbot of Readings place, no Castelo de Baynard. Ela está enterrada na capela da família Howard em St. Mary, no cemitério de Lambeth.

Controvérsias sobre Elizabeth Bolena:

* Os rumores de Elizabeth não ter morrido em 1538, e sim em 1512 – É provável que este engano tenha ocorrido em biografias anteriores de autores como Agnes Strickland (Vidas dos rainhas da Inglaterra-1840-1848) e Chapman Hester (Desafio de Anne Boleyn -1974). Henry Howard (um parente distante) imprimiu os Memoriais “Howard” em 1834 contendo uma lista com o nome de Elizabeth e datando sua morte como em 1512 de complicações devido ao parto. É possível que ele tenha se confundido com sua irmã, Lady Muriel Howard, que casou-se com Sir Thomas Knyvett e realmente morreu de complicações devido ao parto em 1512. Consta no Oxford Dictionary of National Biography que a data de fato foi 03 de abril de 1538.

* Ela era uma das amantes de Henrique VIII – Como dito anteriormente, Henrique nunca fez menção de ter tido relações com Elizabeth Bolena quando ele pediu sua dispensa papal para casar-se com Ana. É possível que Elizabeth Bolena tenha sido confundida com Elizabeth Blount, que foi oficialmente reconhecida como uma das amantes de Henrique VIII. Existe a crença de que este rumor foi iniciado na esteira da queda dos Bolenas para trazer ainda mais vergonha para sua família.

* Thomas e Elizabeth não tinham um casamento feliz – Era típico de mulheres da época serem enterradas com seus maridos. No rescaldo da aniquilação de sua família, é bem possível que tenha havido uma briga entre Elizabeth e Thomas. Isso explicaria por que ela está enterrada no túmulo da família Howard ao invés do túmulo da família Bolena.

Notas e Fontes:

“The Mistresses of Henry VIII” by Kelly Hart, (2009)
“The Life and Death of Anne Boleyn”, by Eric Ives,(2004).
“Henry VII”, by Stanley Bertram Chrimes,(1999)
“Anne Boleyn,” by Marie-Louise Bruce, (1982).
“Henry VIII: The King and His Court” Allison Weir,(2001)
“The Six Wives of Henry VIII,” by Alison Weir, (1991).
“The Six Wives of Henry VIII,” by Alison Weir, (1991).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s