Ana Bolena Parte I – Primeiros anos

A biografia de Ana Bolena, será dividida detalhadamente em inúmeras partes, que serão postadas aqui na página.


”Vênus era loira, eu tenho dito: Agora eu vejo que é morena!”
Francisco I da França.

Nome: Ana Bolena (Inglês: Anne Boleyn)

Nascimento: Entre 1500 e 1509

Provavelmente em Blickling Hall

Casamento com Henrique VIII: 25 de Janeiro de 1533

Execução: 19 de Maio de 1536 – Torre de Londres

Funeral: 19 de Maio de 1536
Capela de St. Peter ad Vincula, Torre de Londres

Primeiros anos:
Ana Bolena era filha de Thomas Bolena, um cortesão Tudor em ascenção e de sua esposa Elizabeth Bolena (Lady Elizabeth Howard), filha de Thomas Howard 2º Duque de Norfolk. Ana descendendia de Eduardo I através de ambos os pais, portanto tinha sangue real. Hugh Paget comentou que sua ascendência real combinada com “os excepcionais dons que lhe foram dotados, desenvolvidos ao máximo em duas das cortes mais altamente cultas na Europa, a fizeram uma consorte digna de Henrique VIII”. A real data de nascimento de Ana Bolena gera controvérsias, Antonia Fraser cita o nascimento de Ana por volta de 1500/1501, no final de maio ou início de junho. No entanto, outros historiadores citam o nascimento de Ana por volta de 1507/1509.

Família:
Seu pai Thomas Bolena, era filho de Sir William Bolena, Alto Xerife de Kent e Lady Margaret Butler. O bisavô paterno de Ana, Geoffrey Bolena, foi um comerciante de tecidos finos que ascendeu na vida, terminando como Lord Prefeito de Londres. Sua mãe Elizabeth Howard era filha de filha de Thomas Howard, 2 º Duque de Norfolk e Elizabeth Tilney, uma mulher que havia servido como dama de compania de Elizabeth Woodville e como atendente pessoal de Elizabeth de York. Seus pais se casaram por volta de 1498/1499.
Quanto aos seus irmãos, sem dúvida os mais conhecidos são Maria e George, mas Ana teve mais dois irmãos que morreram na infância. A data de nascimento de Maria também gera controvérsias, devido à relatos da época, é provável que ela tenha sido mais velha que Ana, tendo nascido no início do casamento de seus pais, em 1499/1500. Quanto a George, é mais provável que tenha nascido por volta de 1504, pois não recebeu sua primeira concessão real até 1524 e Jean du Bellay (cardeal francês e diplomata), considerou George muito jovem para ser embaixador na França no ano de 1529.

Assinatura de Ana Bolena.
Assinatura de Ana Bolena.

Controvérsia da data de nascimento:
Os únicos dados que temos sobre seu nascimento, são hipóteses baseadas em fontes de historiadores do século XVII. É provável que Ana tenha nascido em Blickling Hall, pois esta era a residência de sua família na época, apenas depois mudaram-se para Hever Castle. Mas é inevitável que dúvidas apareçam, como por exemplo, ela era uma jovem de 18 ou uma mulher de 25, no momento em que o Rei começou a cortejá-la!? Ela tinha 28 ou 25 anos na época de sua execução!? Segundo Garreth Russel, no artigo: THE AGE OF ANNE BOLEYN:

“Se Ana tinha 28 anos quando morreu, como uma de suas damas de companhia alegou, as razões por trás de sua execução tornam-se infinitamente mais sinistras, pois com 28 anos, Ana Bolena ainda estava inegavelmente em seus anos férteis. Sim, estaria chegando ao fim deles para os padrões Tudor, mas teria tido pelo menos quatro ou cinco anos até ser considerada infértil e assim a idéia de que foi apenas seu “fracasso” em produzir um filho que levou a sua morte em 1536 torna-se de repente algo menos convincente e a idéia de que seu marido orquestrou sua morte passa a tornar-se infinitamente mais provável. No entanto, se tinha 35 anos, então já estava praticamente na meia-idade para os padrões Tudor e torna-se muito mais provável que toda a razão para sua destruição fosse pura e simplesmente política, com Ana e até certo ponto talvez até mesmo seu marido – sendo vítimas de um processo selvagemente brilhante de assassinato, mentiras, histeria fabricada e um cruel golpe palaciano organizado pelo principal conselheiro do rei, Thomas Cromwell “.

Se Ana tivesse nascido em 1501, no momento do nascimento de sua filha Elizabeth, ela teria 32 anos de idade, bem fora dos padrões fertéis Tudor. Esta era a idade em que Catarina de Aragão havia tido sua última gestação, então porque uma nova rainha iria ter seu primeiro filho exatamente na época em que sua antecessora foi considerada estéril!? Entretanto, no fim de sua vida, o embaixador espanhol Eustace Chapuys, referiu-se a ela como uma “mulher elegante e velha”, sendo mais provável que ela tivesse 35 e não 28 anos.
Mas este pode ter sido um comentário rancoroso afinal, ele nunca gostou dela e poucos meses antes de sua execução ele a havia descrito como jovem.

Porém  em 1520, época em que Ana, se tivesse nascido em 1501, estaria no final de sua adolescência, com quase 20 anos,  criados do palácio referiram-se a ela como “jovem”, enquato o cardeal Pole descreveu-a como “muito jovem”, e em 1529, Cardeal Wolsey descreveu-a como uma menina, algo improvável para uma mulher de 28 anos. Mas ai surge outra controvérsia, em 1514, o pai de Ana, Thomas Bolena, em 1514, pediu a Margarida da Áustria que liberasse Ana de seus cuidados, para que ela pudesse voltar à Inglaterra a fim de acompanhar a irmã de Henrique VIII em sua jornada para França para casar-se com Luís XII. Se ela tivesse apenas 7 anos na época, ela de fato não teria idade para ser uma dama de companhia! Também temos que lembrar que Nicholas Sander em seus registros, relatou que no momento em que viajou à França, Ana possuía 15 anos, uma idade que bate para tal cargo.


Bibliografia:

Artigo de Garreth Russel – The Age of Anne Boleyn.

Citações em destaque provenientes das anotações de Hugh Paget.

IVES; Eric. The life and Death of Anne Boleyn.

 
tudorose

Anúncios

11 comentários Adicione o seu

  1. Raah disse:

    Eu sempre achei mais plausível que Ana tivesse nascido em 1501, mas agora com essas evidências realmente não sei o que pensar. Talvez uma data entre 1501-1507? Depois de saber como realmente era seu rosto, essa é minha segunda grande questão sobre ela que gostaria que fosse resolvida.

    1. tudorbrasil disse:

      A data de nascimento de Ana Bolena como sempre gera muita controvérsia, acredito que ela tenha de fato nascido em 1501, pois acho os argumentos deste ano mais plausíveis, mas também pode ser que Ana tenha nascido entre 1501- 1507 como você disse…Espero que um dia essa dúvida seja resolvida!

  2. georgeboleyn disse:

    Ana, Ana, Ana, Ana! De todas as seis ela é a minha favorita! De todas as quarenta e uma (mais ou menos o número de consortes britânicas) ela á a minha favorita!

    1. tudorbrasil disse:

      Não me admira, senhor Enzo!hehehehe…=)

  3. ana luisa disse:

    Eu tambem gosto dela

    1. tudorbrasil disse:

      Ana foi uma grande mulher!=)

  4. lindinha disse:

    amei esse site, Ana Bolena definitivamente é a minha favorita a personalidade dela é mto forte

    1. Tudor Brasil disse:

      Obrigada, ficamos muito felizes Lindinha! Seja bem-vinda! 🙂 ❤

  5. Adriana Tancredi Pinheiro de Castro Junqueira disse:

    Minha favorita também, com certeza

  6. Brenda Carvalho disse:

    Não consegui encontrar a continuação (Parte II). Seria possível que algum de você me enviasse o link? Obrigada!!

    1. Tudor Brasil disse:

      Olá, Brenda. Tudo bem? Faço até melhor; todos os artigos da série ”Ana Bolena”, encontram-se na aba ”As Seis Mulheres de Henrique VIII” aqui na página. Vou deixar o link para você:

      https://tudorbrasil.wordpress.com/as-seis-mulheres-de-henrique-viii/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s